Bula de remédio – Depakote (Divalproato de Sódio)

Bula Depakote

 

bula_remedio_depakote_500mg_divalproato_de_sodioNome Comercial: DEPAKOTE

Nome Genérico: Divalproato de Sódio

.

Apresentações
DEPAKOTE 250 mg
Embalagens com 20 ou 30 comprimidos revestidos de liberação entérica.
DEPAKOTE 500 mg
Embalagens com 20 ou 30 comprimidos revestidos, de liberação entérica.

.

Posologia e Administração
Uso oral. Devem ser ingeridos inteiros sem ser mastigados.
Dosagem inicial recomendada: 750 mg diariamente, em doses divididas.

.

Indicacões

DEPAKOTE está indicado para o tratamento de episódios de mania associados com desordens bipolares.
Sintomas típicos de mania: hiperatividade motora, redução da necessidade de dormir, fuga de idéias, grandiosidade, pobreza de julgamento e agressividade.

.

Reações Adversas

Podem incluir: dor torácica, febre, cistos, infecção, dor e rigidez no pescoço, hipertensão, hipotensão, palpitação, hipotensão postural, taquicardia, anomalias vasculares, anorexia, flatulência, gastrenterite, equimoses, edema, cãibras nas pernas, contrações musculares, sonhos anormais, marcha anormal, agitação, reação catatônica, confusão, depressão, alucinações, insônia, reflexos aumentados, anormalidades de pensamento, vertigens, dispnéia, rinite, visão anormal, olhos ressecados, alterações auditivas, dor nos olhos, dor de ouvido.

.

Este é um resumo da bula do medicamento.
Fabricante: Abbott

.

LEMBRE-SE
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
NÃO USE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

44 Responsesto “Bula de remédio – Depakote (Divalproato de Sódio)”

  1. Maria Aparecida says:

    Um profissional receitou para meu irmão o dekapote 500 mg, ele teve um efeito colateral uma rigidez no pescoço(ele n~consegue erguer a cabeça), ja faz uns meses, o medico informou que voltara no normal, só que ainda não voltou ele está usando um suporte para levantar a cabeça. Preciso saber se é normal ficar tanto tempo com esta rigidez e o que preciso fazer para voltar o que era, já que é efeito colateral do remédio como o médico informou, e se existe alguma terapia para este caso. Por favor me ajude, estou muito preocupada com ele.

  2. efeitos colaterais says:

    Minhas desculpas aos leitores, pois não aprovo e respondo comentários desde Abril, quando comecei a entrar em uma crise. Agora estou voltando aos poucos a cuidar do blog, mas obviamente não poderei responder os 371 comentários que aprovei hoje.
    Só gostaria de lembrar algumas coisas:
    Não sou médico, sou um paciente que pesquisa sobre o assunto.
    Não respondo nada que ajude na auto-medicação. Se você não tem um médico, procure um para saber o que usar.
    Se quer combinar medicamento com drogas, inclusive álcool, o problema é seu.
    Não respondo perguntas do tipo: “Posso tomar…”, porque, como já disse, não sou médico.
    Vou passar a não publicar esses tipos de perguntas, pois podem me prejudicar (e ao blog).
    Quanto aos que elogiam ou agradecem, ou tiram algum proveito, fica meu agradecimento e desejo que retornem.
    Obrigado à todos e espero dar a atenção necessária a partir de agora.
    Eric Coutinho

  3. marilia oliveira says:

    Minha filha iniciou o depakote er,ele causa muito efeito colateral?

  4. tomo DEPAKOTE *ER fazem dois meses e sinto muito sono mas tambem passei a ter sonhos inesplicaveis ,vantagem as crises convulcivas pararam apenas vez ou outra um pequena tontura.

  5. VIVIEN ACQUARO says:

    olá venho atraves deste tentar tirar 1 duvida
    meu medico (neuro) me receitou o depakote er 500 mg mais uso ha 20 dias o fenproporex q o endocrino receitou qual o efeito colateral utilizando esses 2 medicamentos???

  6. VIVIEN ACQUARO says:

    JA USEI 1 CAIXA DO DEPAKOTE ER 500 MG,MAIS SINTO FORTES DORES NO PESCOÇO,MINHA CABEÇA FICA PAREÇENDO Q TEM UNS 1000 KG E NÃO CONSIGO LEVANTA-LA.ISSO É NORMAL?TENHO TBM MUITOS TREMORES Q CHEGAM AO PONTO DE EU NÃO CONSEGUIR CAMINHAR POR CONTA DELES, ISSO TBM É NORMAL?VAI TER MELHORA?

  7. efeitos colaterais says:

    Que eu saiba, normalmente não, Marília. Nunca usei o ER, mas não creio que haja muita diferença, quanto as reações. Minha ex namorada usava este ER e não houve queixas.

  8. efeitos colaterais says:

    Vivien, rigidez no pescoço pode ser uma reação adversa do uso do Depakote, como diz em sua bula. Converse com seu médico, para que ele indique o que fazer a respeito.

  9. Lola Brochaska says:

    Olá! Meu excelentíssimo marido iniciou tratamento com este remédio hoje, dia 24/09/2009. Vou acompanhar os efeitos e postar aqui para vocês.

    ;)

  10. daniela says:

    o medico me receitou divalproato de sodio o valproato de sodio faz o mesmo efeito????

  11. cowboy says:

    Tomo Depakote ER ha dois meses no começo era um de 500.mg a noite me deu tontura dor no pescoço e sonhos estranhos que pareciam reais tomo também outros dois remédios (venlafaxina 150mg e rivotril 2mg) minha psiquiatra aumentou o Depacote ER 500mg para um pela manhã e outro a noite , ai meus queridos assustei todos em minha casa durante a noite pois levantava com os olhos abertos conversava com minha esposa durante horas sobre assuntos que ela dizia serem muito anormais(loucos) as vezes acordava gritando meu Pai já falecido ha três anos e conversava horas com ele sobre assuntos que vivemos juntos no passado e assuntos atuais que ele já não participara e assuntos que ficaram pendentes como a cor que íamos pintar o sítio quando ele faleceu, sobre carros que eu estava para trocar e vários assuntos, outra vez acordei minha esposa perguntando quem era ela e o que tinha feito com minha esposa ela começou a perguntar o nome dos meus filhos e eu nem sabia que os tinha, no entanto depois de horas eu adormecia e no dia seguinte não me lembrava de nada, depois de minha médica reduzir para uma dose de 500mg a noite e introduzir 1mg de rivotril pela manhã 1mg também de rivotril a tarde e mais 2mg de rivotrl a noite com o depacote e venlafaxina 150mg melhorei bastante mas às vezes ainda tenho essas crises malucas a noite e não se enganem nem se iludam se precisar Procure um profissional Psiquiatra pois antes de perceber que estava doente preparei tudo para tentar contra minha própria vida, hoje com medicação e ACOMPANHAMENTO PSIQUATRICO minha vida ainda esta um pouco descontrolada mas, jamais tiraria minha própria vida com filhos lindos que dependem de mim e uma família maravilhosa que atura minha doença e me tratam com carinho respeito e paciência. Boa sorte a todos e sempre procurem auxílio médico.

  12. MoH says:

    Oi Turma.
    comecei tomar esse mes. e comecei a engordaar muito.
    o que eu façoo?

  13. Ricardo says:

    O medicamento DEPAKOTE 250mg pode ser usado em pessoas com hepatite B cronico?

  14. Caroline says:

    Olá. Tomo depakote ER há 5 anos. No primeiro ano de tratamento eu tinha muito sono e uma ansiedade compusiva. Eu aliviava essa ansiedade com a comida por isso achei que o remedio engordava e dava apetite mais o médico disse que pode causar ansiedade. Mais o remedio é otimo se eu não falhar nem um dia não tenho convulsões.

  15. Elaine says:

    tomo o depakote a 2 dias e continuo me sentindo mal, nao percebi melhoras

    o q sera e to com medo do remedio devido os comentarios

  16. Vanuza de Paula Fideles says:

    Minha filha começou a tomar o Depakote a tres dias. Estou percebendo que fica muito solenta. Será que todas as pessoas tem o mesmo efeito colateral? Estou preocupada, se alguem puder me dar algum retorno!!!

  17. p.s says:

    otima medicaçaõ , tomo á 2 meses e ja tomei a alguns anos atras….. tenho melhorado…. tomo sertralina cedo , bupropiona a tarde e depakote e clonazepan a noite…. ja passei por varias crises de depresão e agora bipolaridade. beijos…

  18. Paulo says:

    Prezados amigos estou na primeira semana de depakote 500,até o momento não tive retorno esperano no que se diz alteração de humor,como efeito colateral tenho enjoos diários,vou conversar com a medica e comunico a voces.

  19. Anne says:

    Ola comecei a utilizar o Depakote er esta semana mas preciso dia 15/03/2010, para tratamento de enxaqueca, gostaria de ver mais depoimentos sobre os efeitos colaterais, pois ja fiquei com medo desses q eu vi ai.

    beijoss

    • Ana Cleide says:

      Olá, faço tratamento com o Depakote há exatamente 1 ano… e Graças a Deus venho tendo uma melhora constante nas minhas exaquecas… Antes sentia dores horriveis, dor no pescoço, ânsia, a saliva ficava meio grossa e adocicada na boca….meus olhos queimavam… em fim…fica muito ruim mesmo, chegava ao ponto de ir embora do trabalho, faculdade e quando eu já acordava ruim nem levantava da cama. E as dores eram com frequência, digo de 2 à 3 vezes por semana.
      Quando dei inicio ao tratamento, comecei com o de 250mg, mesmo assim ainda sentia as dores, porém não tão fortes e nem com tanta frequência como antes… Tive retorno no neurologista e ele indicou o de 500mg e passei a toma a Sertralina a noite…. dentro de 2 meses percebi uma melhora imensa… não tive nenhuma reação adversa. É claro ainda sinto dores de vez enquando, mas isso significa a cada 1 vez por mês…
      A partir dai passei a me sentir muito melhor, porque só quem sente estas dores de enxaqueca sabe nos entender perfeitamente!
      Bom é isso, caso vocês que estejam tomando e não teja fazendo efeito e muito pelo contrário, está passando mal e não se sentindo bem, é melhor marcar um retorno com o médico que indicou para ele verificar o que esta acontecendo….

      Até mais…

      • Simone says:

        Olá, Ana! Começarei a tomar o Depakote ER de 500mg para melhorar da enxaqueca, que estou tendo todos os dias. Fico apreensiva diante de tantos efeitos colaterais relatados, mas como vc está atualmente? Já parou de tomar o remédio? Houve melhora? Algum efeito colateral?

      • Ana Cleide says:

        Olá Simone…
        Confesso que no inicio também fiquei com medo quando li a bula… mas mesmo assim segui em frente…
        Eu continuo tomando, já faz 2 anos já… o tratamento é meio lento, segundo meu neuro, mas aos poucos ele vai tirando o remédio até que vc não sinta mais dores…
        Bom hoje posso dizer que eu consigo passar semanas sem senti dores… isso é mto bom…
        As vezes surge uma dor de leve… mas de leve mesmo… tomo um analgesico e pronto… logo, logo passa….
        Eu posso dizer que eu não tive muitos efeitos colaterias não… na verdade o único efeito que senti foi a melhora nas minha dores…
        E hoje vivo bem melhor… tenho retorno com o neuro mês que vem e vamos ver o que ele dirá…
        Melhoras para você e boa sorte… espero que logo, logo, você esteja aqui dando depoimento de suas melhoras…

        Abraços

  20. brendon says:

    meu filho toma o depakote er 500 a um ano, e agora comecou a ter pesadelos horriveis.Queria saber se e algum efeito colateral do remedio?

  21. clara says:

    tomei o depakote er por 3 meses para dores de cabeças fortissímas melhorou.o unico efeito q senti com o uso do depakote er é q ele da muito sono.E deixa a gente mais tranquila.

  22. soraia says:

    meu filho esta ser sono todas as noite agora ,ele sempre dormir na hora certa mais agora chega fica ser sono,gostaria de tirar um duvida o iniciou do tratamento foi 1-2010

  23. soraia says:

    hola
    gostaria de tirar uma duvida pq meu filho nasceu com cisto de 4.7 cm aracnoide ,ja passou por varios (neuro ) mais depois de bom tempo agora ele sintiu um forte dor de cabeça chegou senti torturas ,nunca tinha sentido dores de cabeça,procurei o(neuro) ele fez um exames de tomografia o cisto aracnoide esta agora com 5.0mm .

    ja tinha 2 anos e 8 meses que meu filho tomarva carbazepina 200mg .

    agora meu filho inciou tratamento deDEPAKOTE-er 500

  24. soraia says:

    tirar uma duvidas?gostaria de tirar uma duvida pq meu filho nasceu com cisto de 4.7 cm aracnoide ,ja passou por varios (neuro ) mais depois de bom tempo agora ele sintiu um forte dor de cabeça chegou senti torturas ,nunca tinha sentido dores de cabeça,procurei o(neuro) ele fez um exames de tomografia o cisto aracnoide esta agora com 5.0mm .

    ja tinha 2 anos e 8 meses que meu filho tomarva carbazepina 200mg .

    agora meu filho inciou tratamento deDEPAKOTE-er 500

  25. soraia says:

    gostaria de resposta por favor ?

    das minha duas duvidas

  26. soraia says:

    AGUADO UMA RESPOSTA

  27. CARLOS EDUARDO FERREIRA ROSA says:

    TRATO COM O DEPAKOTE ER 500 DESDE 07 DE 2007 E ME SINTO MTO BEM POIS MINHA MÃE E PAI DIZEM QUE FIQUEI MELHOR MAS AINDA TENHO UM DEFEITO QUE E FALA RÁPIDA, E MUITAS DAS VEZES AINDA SOFRO DE IRRITABILIDADE MAS QTO A RESTO ESTOU MELHOR COMO DISSE ACHEI UM GRANDE AVANÇO, POIS ATIGAMENTE TINHA FALTA DE SONO GASTOS EXCESSIVOS FALTA DE APETITE E PENSAMENTOS GRANDIOSOS E DEPOIS FICAVA EM DEPRESSÃO POIS NÃO CONSEGUIA COBRIR MEUS GASTOS.

  28. Angela Santos says:

    Meu medico receitou Dekapote er 500,para enxaqueca será que este medicamento é para enxaqueca mesmo? li tanta coisa que fiquei com medo
    abraços da Angela

  29. Rose says:

    ESTOU TOMANDO DEPAKOTE 500 ER E O MEU PSIQUIATRA(OTIMOOO) ACERTOU NA MOSCA; ELE DISSE QUE EU TENHO TDHA(SECUNDARIO) E QUE SOU MUITO ACELERADA, ERA MUITO IRRITADA COM PESSOAS LENTAS; DEPRESSIVA; ANSIOSA; FALO MUITO RAPIDO E AJO RAPIDAMENTE; ME OFEREÇO PARA FAZER TUDO E DEPOIS ME ARREBENTO; ME METO EM TUDO E OUÇO E FAÇO DUAS COISAS JUNTAS E NÃO ACABO; … E MELANCOLIA PELO QUE NÃO VIVI NO PASSADO; SUPER DISTRAIDA E SUPER DESORGANIZADA!! ESTOU ÓTIMA E NÃO TIVE EFEITO COLATERAL…ALGUM!!! ME IRRITO ACHO QUE NA tpm QUANDO ALGUEM FALA MUITO AO MEU LADO. SE PRECISAR TOMAREI DEPAKOTE POR MUITO TEMPO, ESTOU MUITO FELIZ..ATE MINHA LETRA MELHOROU E PAREI DE BRIGAR DIRETO ..COM AS PESSOAS!!!DE MINHA FAMILIA E MARIDO.

  30. Cecília says:

    Faço das palavras do post anterior as minhas….me sinto ótima e não tenho nenhum efeito colateral.

  31. Ana says:

    Uso depakote er há um mês, 500 mg 12 em 12 h. Tive duas crises e a médica aumntou a dose, antes tomava 250mg 12 em 12h. Antigamente tomava fenobarbital e resolvi mudar a medicação pois o pessoal tira muito sarro do fenobarbital.
    mas tenho um problema que está afetando até minhas atividades, sinto muitos tremores, não consigo segurar a xícara direito , até mesmo escrever!!! na bula vem escrito que podem ocorrer tremores, será que são efeito colateral do medicamento? A neurologista disse que pode ser, mas não garantiu, pois sou também muito ansiosa. Não sei o que fazer: mudo ou não a medicação devido a os tremores? ALGUÉM MAIS SENTE ISSO?

  32. Miriam says:

    Qdo li a bula nao quis tomar o depakote como meus sintomas de eplpsia pioraram eu cedi ao remedio. Confessoq ue pra mim esta sendo otimo sem nenhum efeito colateral e muitos diziam que ele engorda muito ja para mim me tirou completamete a fome eu me alimento pois sei que preciso e o faço corretamente mas se não faço isso nem me lembraria da alimentação tira totalemnte a minha fome. EM relação ao meu problema resolveu muito. E até brinco com meu marido que é muito estranho hoje para mim ser normal pois eu vivia no 220wts. rsrsrsrsr abraços a tds.

  33. jaciana says:

    Estou tomando depakote há mais ou menos um mês e meio, 250 mg, em um comprimido pela manhã e dois no fim de tarde. Sinto-me sem energias… como se tudo que fosse fazer parece em dobro mais trabalhoso, e meu namorado diz que estou mais fria… me noto assim também. Qto à irritabilidade, não senti melhora substancial, pois, tudo me atinge… sons altos de música, moto, gente demais em centros urbanos… acaba que tenho dormido muito, nem tanto por sono, mas por desanimo de levantar da cama e ter que lidar com o peso que é fazer tudo, lidar com tudo. Agora, ele passou também o Stelazine 2 mg pra tomar. Sou super melancólica também. Sinto medo de que por não estar fazendo um efeito muito positivo, o medicamento comprometa ainda mais minha vida e meus relacionamentos, especialmente com meu namorado, que não aprecia a idéia de que eu os tome, e já terminamos por causa, em grande parte, das minhas oscilações de humor e irritabilidade.

  34. Eliane says:

    Oi , estava lendo sobre remédio depakote , também estou em duvidas se realmente é bom pra mim, sou bipolar ,variação de humor .
    Faz um mes que tomo ,não senti melhora em relação ao meu humor,sem conta que
    me sinto inchada , ao acordar ja estou me sentido um balão peso 53kg mas me sinto com 80kg, desanimada falta forças para trabalhar , tudo é demais , sendo que sou agitada, não prava quieta sempre estou fazendo algo ,com o remédio durmo muito ,parece não ser eu , e sim outra pessoa ,tenho varias crises de chorro , me fecho ,só quero ficar sozinha ,sem ser ecomodada,sem conta que este remédio da pensamentos bem estranhos , as vezes acho sera que estou ficando louca .
    Bijossssss

    • efeitos says:

      Conversa com teu médico sobre as coisas que vem sentindo, de preferência vai anotando em algum lugar, assim não esquece nada na consulta.

      Dá uma olhada nos sintomas de mania descritos na própria bula..
      Geralmente a pessoa se sente ativa, produtiva, e são sintomas. Depois acostuma com o estado mais próximo do normal que a medicação proporciona.

      Vê com teu médico se isso é alguma fase do tratamento que terá que passar ou se ele vai recomendar alguma alteração. Todo início de tratamento é complicado, e na maioria das vezes não dá certo de primeira. Mas persevera e não desanima que a tendência, seguindo orientação médica, é a de estabilizar.

  35. Sandra Oliveira says:

    tomei o depakote 500er por um ano foi muito bom mas me engordou entou meu médico me receitou o amato me paresse não estar fazendo o mesmo efeito mas esta me emagrecendo. Rsta noite tive uma crize de tristeza e tomei 4 depakotes de uma vez só seta que pode ter algum efeito colateral?

    • efeitos says:

      Os medicamentos devem ser usados conforme prescrição médica.
      Caso sinta que não está tendo o resultado esperado, informe e converse com seu médico, nunca recorrendo a auto-medicação.

  36. Mel says:

    Olá. Comecei a tomar o depakote na 2a. feira, dia 9/5.
    Estou tendo muitas reações adversas. Naúseas, cólicas intestinais, irritação, insônia, falta de apetite. É normal isso mesmo?
    Eu perguntei ao meu médico, ele disse que sim mas, nunca tive algo tão intenso com medicamentos.
    Aguardo retorno.
    Att.

  37. sandra says:

    Bom dia!!!!!!!!!Olha eu tomo depakote….me ajudou muito pois tenho dores horiveis,
    olha eu digo uma coisa, se tem efeito colateral, me respondem qual medicamento
    não tem, e dificil…tenho tbm dores no pescoço, mas o nosso organismo tem de se acostumar c/ o medicamento….eu tentei tirar o medicamento , mas olhem a dor de cabeça foi pior ainda, tomo tbm bup ,e tenho me sentido super bem, que fz se precisamos de ter uma qualidade de vida melhor.
    Gostaria de não tomar nenhum deles, mas esta vida agotada que levamos ,se não
    fizermos nada na realidade ficamos e loucos msm.Não se preocupem c/ medicamentos, vamos nos dedicar mais a nossa familia,pois quando ficamos doentes
    esquecemos q eles existem e sofrem junto. bjussssss a todos.

  38. Michel Luiz says:

    Gostaria de receber essa resposta por e-mail, pois tenho alguns pacientes no CAPs que estão reclamando de que os médicos alertam que o depakote diminui o efeito do anticoncepcional.
    Aguardo as respostas. Obrigado.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Efeitos Colaterais » Diário St Roman . Novo Rumo no Tratamento . Mudança de Medicamento (Efexor+Lítio+Seroquel+Rivotril) - [...] um estabilizador de humor, coisa que sabia ser inevitável. (1) A primeira opção foi a volta do Depakote (Divalproato ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários por email. Você também pode assinar sem comentar.