Bula de remédio – Topamax (Topiramato)

topamax_topiramato_bula_medicamento_remedioNome comercial: Topamax®

Nome genérico: Topiramato

 

Uso adulto e pediátrico

Formas farmacêuticas e apresentações: comprimidos revestidos de 25, 50 e 100mg em embalagens de 60 comprimidos

 

Composição: Cada comprimido revestido de Topamax® 25, 50 ou 100 mg contém topiramato equivalente a 25, 50 ou 100 mg e excipientes.

.

 

INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO

Topamax® é indicado, para adultos e crianças, como coadjuvante no tratamento de crises epilépticas parciais, com ou sem generalização subseqüente, crises associadas com a síndrome de Lennox-Gastaut e crises tonicoclônicas generalizadas.

.

 

REAÇÕES ADVERSAS

Uma vez que Topamax® é, na maioria das vezes, administrado em associação com outros agentes antiepilépticos, não é possível determinar qual das medicações ocasionou os eventuais efeitos colaterais. Entretanto, com base em estudos clínicos controlados com placebo, nos quais houve um rápido período de tateamento da dose, pode-se estabelecer que as reações adversas mais comuns estão relacionadas principalmente com o SNC e incluíram:

sonolência, tontura, nervosismo, ataxia, fadiga, distúrbios da fala, alterações do raciocínio, alterações da visão, dificuldade de memorização, confusão mental, parestesia, diplopia, anorexia, nistagmo, náusea, perda de peso, distúrbios de linguagem, distúrbios da concentração/atenção, depressão, dor abdominal, astenia e alterações do humor.

.

 

Posologia

A dose mínima eficaz é 200 mg ao dia. Em geral, a dose total diária varia de 200 mg a 400 mg, dividida em duas tomadas. Alguns pacientes eventualmente poderão necessitar de doses de até 1.600 mg por dia, que é a dose máxima. Recomenda-se que o tratamento seja iniciado com uma dose baixa, seguida por um tateamento da dose até que se chegue à dose adequada. O tateamento da dose deve começar com 50 mg, administrados à noite, durante uma semana.

.

Este é um resumo da bula do medicamento.
Fabricante: Janssen-Cilag

.

LEMBRE-SE
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
NÃO USE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

 

101 Responsesto “Bula de remédio – Topamax (Topiramato)”

  1. wlladimir trindade says:

    Estou desde agosto de 2008 desvendando o mistério sobre litemia x TSH4 que desde 2004, devido o “SUS’ não manter especialistas no sistema tenho sido atendido por clínicos gerais 4º e 5º anistas,que não acompanharam os níveis séricos dos citados hormnônios, daí hipotiroidísamo secundário, toxiplasmosse, e agora glaucomacoma ângulo fechado e para finalizar o medicamento receitado 300mg topiramato, ser corithiano tudo bem mas, assim ja´é demais, os desecontros e o e tempo teêm sido muito longos e as conseguências gravssímas.
    Peço a Vossas Senhorias que já se encontram um quanto avançandosicom estes casos que me auxiliem, pois minha qualidade de vida, esta sem dúvida bem abaixo de qualquer expecatviva que qua qualquer ser humanao dexia desfrutar , sem se citar a vida sexual.
    WLADIMIR TRINDADE
    GESTOR DE NEGÓCIOS ( EX DESENHISTA PROJETISTA MECÃNICO)

  2. efeitos colaterais says:

    Olá, Wladimir.
    Subtraí do comentário a linha em que expôs seu RG, que não é necessário.
    Infelizmente não tenho nenhuma informação adequada sobre o Topiramato, muito menos sobre seu caso específico, que deverá mesmo ser acompanhado por um médico qualificado.

  3. milene says:

    tenho eplepsia e comecei tomar esse medicamento,mas sinto um furmigamento nas mãos e enjoos ,sono e um pouco de tontura é normal essas reações me responda por favor,comecei a tomar dia 06/03´já tinha tomado um outro chamado,depakote er,mas só sentia um pouco de sono é me emgordou 10 kilos. OBRIGADO ME RESPONDA !!!!!!!!!!!!

    • efeitos colaterais says:

      Oi, Milene.
      Segundo a bula do medicamento, essas sensações que você descreveu fazem parte das possíveis reações adversas:

      O formigamento pode ser descrito como parestesia.
      Enjôo, como náusea.
      Sonolência e tontura também constam na bula

      Nos primeiros dias é normal ter algumas das reações adversas do medicamento, que geralmente desaparecem depois que o organismo se habitua.
      Mas como não sou médico, e mesmo se o fosse, não acompanho seu caso, a pessoa ideal para você relatar esses sintomas é seu médico, que vai saber te informar com exatidão se são sintomas normais ou não. O importante é não tomar nenhuma atitude antes de se consultar.
      Melhoras.

  4. Ana Cristina says:

    Qual a opinião de vcs sobre a associação do Topamaz com a Setralina no tratamento de disturbios alimentares como a compulsão?

  5. Neide says:

    Faço tratamento com antidepressivo há alguns anos. Tomo clonazepam para dormir, mas falei pra medica que nao dormia bem e a mesma me receitou TOPIRAMATO 100 mg, hoje é o 1º dia que vou tomar, tenho medo de me sentir mal., conforme os comentarios que li, e li a bula também. Não entendi na verdade pra que que serve esse medicamento, me parece que é para quem tem eplepsia, é isso mesmo?
    Obrigada, aguardo respostas.

  6. Aurélio says:

    Bom dia, Eu estou tomando a uma semana e desde então o banheiro se tornou o lugar mais visitado por mim, isso é normal nessa primeira semana?? vai mudar durante o tratamento?? lembrando que eu estou trocando de medicamento..

  7. ana de sousa says:

    Já tomo topamax há alguns anos (04) para enxaqueca. hoje tomo 275mg/dia. nunca tive nenhum tipo de efeito colateral, entretanto há mais ou menos 01 ano meu cabelo vem caindo muito. pode ser um efeito colateral do topamax?
    obrigada.

  8. sabrina says:

    oi,

    meu medico endocrinologista me receitou para emagrecer, juntamente com o sibutramina. Iniciei ontem as 20h, durante a madrugada, tive muito formigamento nas mãos. no decorrer do dia, melhorou. Gostaria de saber se é normal esse formigamento e se é também usado para emagrecer?
    obrigada

    • nair cristina cachoeira israel says:

      gostaria de saber se essa medicação a gente aumenta de peso,pois meu psiquiatra me receitou para trantorno bipolar mas tenho medo de aumentar o peso e ele tbm serve pra mais que diagnostico

  9. Manoel Camargo Neto says:

    fui diagnosticado com um AVC isquémico no qual perdi minha sensibilidade do meu lado direito, causando dores fortes de cabeça justamente neste lado direito. Estou tomando de manhã o Amato para amenizar esta dor e esta dando resultados, as vezes tenho que tomar mais doses pois fico nervoso e as dores voltam, não acho que seja psicologico, pois os problemas aparecem, alem dele tomo Haldol, e Rivotril. espero um dia melhorar obrigado.

  10. regina borges says:

    Tenho visto “topiramato” sendo usado como anti-enxaquecoso, porém infelizmente, não encontrei nada publicado que justificasse essa indicação. Existe algum trabalho científico que demonstra o topiramato sendo usado no tratamento das enxaquecas?

  11. Milena says:

    comecei a tomar topiramato a 6 meses e percebi que varios efeitos colaterais apareceram, mas com o decorrer do tratamento desapareceram, mas um ficou: a diminuicao do libido. gostaria de saber se o topiramato provoca esse efeito colateral?pois na bula nao vem esta informacao.obrigada

  12. marilia oliveira says:

    Esse remedio topiramato serve pra quem tem depressao?e caso tenha transtorno bipolar tb serve?Desde ja agradeço.

  13. silvia almeida says:

    meu medico me receitou esse medicamento e ja to comedo dos efeito colateras. sofro de enchaqueca pra mim ta sendo um bicho de sete cabeça. esses sintomas que aparecen.como eu vou ficar durante o dia tenho que trabalha sou cabeleleira, devido as tonteira que ocorre logo nos primiros dias se que nos primeiros ou a ate mais o que que eu fasso. ? a dosagem que eu vou tomar e de 25mg sera que vou ter algum efeito calateral do topiranato

  14. efeitos colaterais says:

    Minhas desculpas aos leitores, pois não aprovo e respondo comentários desde Abril, quando comecei a entrar em uma crise. Agora estou voltando aos poucos a cuidar do blog, mas obviamente não poderei responder os 371 comentários que aprovei hoje.
    Só gostaria de lembrar algumas coisas:
    Não sou médico, sou um paciente que pesquisa sobre o assunto.
    Não respondo nada que ajude na auto-medicação. Se você não tem um médico, procure um para saber o que usar.
    Se quer combinar medicamento com drogas, inclusive álcool, o problema é seu.
    Não respondo perguntas do tipo: “Posso tomar…”, porque, como já disse, não sou médico.
    Vou passar a não publicar esses tipos de perguntas, pois podem me prejudicar (e ao blog).
    Quanto aos que elogiam ou agradecem, ou tiram algum proveito, fica meu agradecimento e desejo que retornem.
    Obrigado à todos e espero dar a atenção necessária a partir de agora.
    Eric Coutinho

  15. Manoel Camargo Neto says:

    Topiramato 25 MG , mais rivotril 0,2 mas devido a um AVCI causou problemas na vista já diagnosticados pelo médico,vou ser encaminhado para nuero oftamo pois minha vista está começando a falhar e ficar caida a pálpebra, gostaria que me enviassem os efeitos colaterais desses medicamentos neste emeil que mencionei. Obrigado

  16. efeitos colaterais says:

    Manoel, não costumo enviar infos por email. As que estão disponíveis são as que estão ao meu alcance.
    Você pode conferir as reações adversas do medicamento consultando sua bula.
    Abraço.

  17. Danielle says:

    O remédio Topamax ou o seu genérico Topiramato pode ser usado no tratamento de dores de cabeça??? No caso,dor de cabeça por tensão (stress)….

    meu médico me indicomas eu, sinceramente, estou com medo. A bula inteira do remédio só se refere ao tratamento atiepilético (epilepsia??)

  18. efeitos colaterais says:

    Muitos medicamentos têm usos “não oficiais”, ou secundários.
    Eu por exemplo, usava o Depakote, que é anti-epiléptico, mas é usado como estabilizador de humor pra bipolares.
    Já ouvi falar sobre o uso do Topiramato pra enxaquecas.

  19. eliane barbosa says:

    oi, tenho uma duvida muito garnde sobre este remedio tenho um enjoou horrivel, com ele eu ate pensei que estva gravida, isso e normal, tomo devido a dores de cabeça depois de um avc.

  20. Paula says:

    Comecei a utilizar o topiramato 25mg há uma semana. Tenho tido muita sololência, tontura e visão embassada. O problema maior tem sido o sono… estou tomando o remédio para enxaqueca, e ficava muito feliz com as minhas 5 horas de sono diárias, agora não consigo acordar antes de 8, e por isso tenho me atrasado todos os dias, se esses efeitos continuarem terei que parar o tratamento!!!! Não posso passar todo esse tempo do meu dia dormindo!!! E a visão embassada dificultou no transito. Não sei se não prefiro as crises de enxaqueca diárias à esses efetios coláterais. Irei consultar minha médica, se persistirem… não haverá como continuar o tratamento de 6 meses.

  21. susanne says:

    OLÁ! GOSTARIA DE SABER SE ESTE MEDICAMENTO TOPIRAMATO SERVE PARA TRATAR O TRANSTORNO BIPOLAR?

    E TAMBEM LI VÁRIOS RELATOS DE PESSOAS QUE TOMARAM DEPAKOTE E ENGORDARAM HORRORES, ISSSO É VERDADE?

  22. paola says:

    oi,começei a tomar topamax ontem,meu medico me receitou por eu seu uma pessoa nervosa,tenhu apenas 20 anos,tomo 10 mg.queria saber se ele me ajudará mesmo na minha ansiedade,e momentos de tristeza…
    obrigada!!!

  23. andrea says:

    oi gostaria de saber sobre os remedois,q ganhei d minha medica,reductil e amato p tomar.pois eu ouvi falar q os dois nao combinao??isso e verdade???obrigado p atençao.

  24. karina says:

    Ola…estou usando topiramanto ha uns 4 meses,tive muitos feeitos colaterais (alt cognitiva…)e ha mais ou menos 1 mes estou irrrtada e c choro facil.depressao medicamentosa???tem que parar aos poucos ne?

  25. Tati says:

    Tenho glaucoma e o médico me recomendou tomar esse medicamento, mas li que existe aumento da pressão ocular com o topiramato. Tomei somente um dia, o que faço? Meu médico não consigo falar… Devo parar de tomar?

  26. ilgardeni says:

    Olá, estou fazendo tramento conra uma enxaqueca a mais ou menos um mês e estou tomando topiramato, propranolol, naramig, e flanax, porém a minha menstruaçào suspendeu isso é normal? eu já fiz dois teste um de farmácia e um exame de sangue de laborátorio os dois deram negativos eu gostaria de saber se é efeito do remédio? Obrigada..

  27. Thalita says:

    Olá,
    Minha endocrino me receitou o topiramato para controlar anciedade e emagrecer, mas vi um comentario que informou que a pessoa ganhou 10 kg. O topiramato é indicado para perda de peso tbm? Pois depois dessa fiquei meio em duvida. Já tomei a cibutramina e acabei ganhando peso.
    Não tenho sono tenhum com ele, fico muito irritada.. mas fora isso nada demais…

  28. Terumi says:

    Olá!!!
    Faço tratamento para enxaqueca com topiramato a nove meses, minhas dores e crises diminuiram muito, porém ainda sinto alguns efeitos colaterais como formigamento e suderese nas mãos, memória um pouco confusa, e momentos de tristeza e angustia sem explicação. Procurei um psiquiatra e ele me receitou um antidepressivo. Espero que me ajude pois sou pouco compreendida no meio em que vivo, social, familiar, profissional e etc. Acham que é frescura. Melhoras a todos e não desistam nunca!!!!
    Abraços

  29. Sandro Rogério B. Silva says:

    Olá gostaria de saber informações sobre o uso do Topamax de 50mg, pois faço uso a uns 2 anos e venho tendo problemas de ereção no ato sexual com minha parceira, daí dúvida se o Topiramato e 50mg vem influenciando no meu psicológico refletindo na minha libido, porque na bula não vem explicando nada sobre tal, só em relação a depressão.
    Desde já agradeço a tenção e agudo resposta da dúvida.

  30. mara says:

    comecei a tomar 25 mg há 5 dias para enxaqueca, além de as dores de cabeça não passarem passei a ter a visão turva e dores fortes nos olhos, meu médico diz que é normal mas como eu tenho pressão alta nos olhos estou com medo de continuar a tomar o medicamento, até conseguir marcar consulta com o oftalmologista estou sem saber o que fazer, abraços,

  31. Régis Rôla says:

    Gostaria de saber se esse medicamento pode ser usado anticonvulsivo. Meu filho tem leucodistrofia, e não se sabe a origem da mesma. Ele tem convulsões e está tomando esse medicamento para ser mais um anticonvulsivo e ajudar para que ele não sinta mais, pois ele está tomando Idantal, trileptal, frisium e rispiridona, fora o corticóide para tentar tratar a esse tipo de leucodistrofia que aind aé desconhecida. Obrigado. Meu filho tem 7 anos, meu nome é Régis Rôla. Estou fazendo essa pergnta pq desse desse medicamento ele vem apresentando durante a noite um comportamento estranho, tipo: Não enxerga, chama por mim e eu estando abraçado com ele, fica inquieto demais, luta comigo, fica de olhso fechado e agindo com um cego, tentnado alcançar algo que não está vendo e também girando em volta de si mesmo.

  32. Shirley says:

    Tomei topamax durante um ano uma vez ao dia, fiquei curada, nunca mais tive as crises de enxaquecas que acabavam comigo.Não senti nenhum efeito colateral, hje sou feliz vivo uma vida normal com exrcicios fisicos todos os dias, sem dores de cabeça que sofri 20 anos. Graças ao medicamento de topamax, hj vivo feliz.Obrigada.

  33. elaine cavalari says:

    Olá faço tratamento de depressão há algum tempo, e tomo procimax, e agora a mesma psiquiatra me receitou topamax, mesmo porque tenho muita dor de cabeça também. Só que estou com um pouco de receio, pois tive lendo a bula e comentando com outros médicos, e fiquei assustada com algumas reações que possa me causar, ainda não comecei o tratamento, o que vc me diz? Obrigada!

  34. ingred says:

    Ola! Meu neurologista indicou topiramato para tratamento de enxaqueca. Disse que ele é usado em casos para epilepsia, porem com grandes resultados positivos e enxaqueca e tambem em emagrecimento (embora nao seja um medicamento indicado diretamente para este caso, seria apenas um efeito medicamentoso). Ele me informou que as reacoes adversas como formigamento das maos e boca sao normais. Segundo ele, este eh o medicamento do momento, para os fins mencionados acima. Ha uma materia na revista VEJA; link abaixo, que fala a respeito deste medicamento. Acredito que esclarecera mtas duvidas apresentadas no forum. http://veja.abril.com.br/020703/p_080.html

  35. ingred says:

    http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=197&ed=2
    Outro relato interessante, que nos faz pensar em quem realmente devemos acreditar.

  36. silvana says:

    Boa Tarde. Faço uso do Topiramato a mais ou menos 8 meses. Algumas das reaçoes eu percebo, como tonturas, nauseas, perda de cabelos, desequilibrio e tenho muito gases. de uns 2 meses pra cá, tenho tido tonturas muitas veses ao dia e sinto tudo girar, sinto como se fosse cair. E outra coisa que me incomoda muito é a salivação. Minha saliv dobrou o volume, a ponto de eu me afogar de repente, várias veses ao dia e, também acordo a noite engasgada. Como ja sofri de sindrome do panico por 8 anos, acordo apavorada com medo de morrer afogada. Sera que essa salivação anormal é por consequencia da medicção? Grata.

  37. Roberta says:

    Gostaria de saber se o medicamento valproato de magnesio pode ser substituido pelo Topiramato.

  38. Maria de Lourdes says:

    Este medicamento – Amato associado a risperidon é indicado para transtorno do espectro obsessivo compulsivo ou mesmo só TOC??? Pelo que li na bula ele só atua sobre casos epiléticos?? Pode me ajudar a entender???
    Obrigada,
    Maria

  39. Stephanie says:

    Tenho 09 anos e estou tomando Sertralina 25 mg e Topiramato 15mg, sinto muito sono irritabilidade anciedade, sou muito nervosa, agora fiu no meu neurologista depois de 6 meses de tratamento com os dois remedio e ele suspendeu o Sertralina 25 mg, fiquei quase maluca de tanta irritabilidade depois de 1 mes sem o remedio Sertralina estou mais calma, mas mesmo assim sinto com o Topiramato Enjoo, tontura, formigamentos nas mãos, sinto sintomas muito estranhos, mas as dores de cabeça cabaram por completo é um santo remedio para enxaqueca..

  40. Beatrice says:

    Meu medico receitou topiramato para minhas crises de cefaleia cronica,hoje posso dizer q estou curada,pois raramente sinto dor, só parei otratamento q era para ser de 6 meses, e fiz apenas 3 meses, por q nao conseguia me consentrar nas aulas da faculdade, sentia formigamento nas maos. Mas mesmo no periodo de apenas 3 meses, já me sinto muito melhor.

  41. ana Rov says:

    Minha psiquiatra concilia topiramato na dose de 50 mg a noite
    com 5 carbolitium de 3oo mg , 2 pela manha e 3 a noite . esta dando certo tenho
    tab.

  42. luisa says:

    fui ao medico e ele me receitou esse topiramato mas não tomei porke fiquei com muito medo das reações , eu tenho 3 filhos se eu ficar com esses sintomas kem vai cuidar das minhas crianças , e outra coisa eu tenho enxaqueca e não epilepsia…gostaria de saber porke ele esta sendo receitado para o tratamento de dores de cabeça?????

  43. Flávia says:

    Faço tratamento de depressão já há 1 ano e meio, em janeiro agora, a mais nova médica minha (psiquiatra – pois é díficil achar um profissional com capacidade) trocou meus remédios. Me receitou o Amato 25 mg, 4 comp. ao dia, fiquei péssima, prostrada numa cama com fortes dores de cabeças… Voltei na médica, informei o que estava acontecendo, ela me disse que a minha depressão havia agravado mais ainha e eu precisaria internar… Para completar me receitou novamente o Amato só que 50 mg 3x ao dia. Fui ao otorrino, este me indicou para um neuro, minha cabeça e meus olhos doía tanto que …, enfim, graças à Deus tive a excelente idéia de ler a bula dele e parar de tomar. Estou bem melhor, a dor de cabeça sumiu, pesamentos suicidas…. Bem, tomo Lexapro 10mg para depressão, esse Amato é indicado para depressão? Pois não tenho enxaqueca e não sou eplética, se eu continuasse a tomar esse medicamento confiando na médica eu iria enlouquecer de vez…

  44. christianne Russi says:

    Oi tenho uma duvida, meu medico me indicou o topiramato 25mg (manipulado) a noite para obesidade tem fundamento??? como não vem com bula pesquisei na internet e pra minha surpresa descobri que este remédio é para enxaqueca e também para epilepsia, agora já não tenho mais certeza se vou continuar tomando mesmo porque junto com este remédio ele mandou eu tomar também o xenical o que faço?

  45. Patrícia says:

    Fiz tratamento com Amato (Topiramato) por 10 meses para enxaqueca. Não tenho mais crises e estou aliviada. Tomava 37,5 mg a noite, mas há uma semana diminui (por recomendação médica) para 25 mg. Estou sentindo dor de cabeça branda todos os dias e acho que pode ser por causa do remédio. Nunca senti nenhum efeito colateral, será que pode ser um tipo de dependência do remédio? Meu médico viajou para um congresso e volta daqui 2 semanas, até lá vou ter que esperar. Já ouviu algum relato sobre dependência?

  46. crisciley costa says:

    meu filho tem autismo e convulsao de dificil controle além de hipotireoidismo,ele toma puran t4.carbamazepina de200 mg , amato de 50mg e melleril de 50 mg, ele começou a emagrecer muito hoje quase nao tem massa muscular e ta bem fraco mas os medicos nao acham a causa sera que é efeitodo amato?

  47. elisangela says:

    meu filho de 6 anos começou a tomar este remedio,sò que ele nao fala ele sofre de eplepsia toma tbm o tegretol.queria saber como faço pra saber as reaçoes que este remedio causa e como saber oke ele ta sofrendo.um grande abraço……..

  48. Renata says:

    Olá estou tomando o AMATO 50 mg durante um mês gostaria de saber se engorda?pois estou com sindrome do panico,pelo amor de Deus alguem me ajude não quero engordar….
    abraçossss

  49. cleonice says:

    Tenho tomado o medicamento AMATO a seis meses para depressao inclusive estive enternada numa clinica pisquiatrica por tentativa de suicidio, mais eu sinto que ele me deixa deprimida, devo mudar de medicamento ou parar.

  50. Bianca Trench says:

    Olá faço o tratamento com o Topiramato há 5 meses, e agora tenho sentido muito sono, além da visão embaçada, confesso que ele, foi a minha salvação para as minhas crises de enxaqueca já que sofro de uma exaqueca rara Oftalmoplégica que paralesia metade do me corpo, e como iria me casar e me mudar de país estava insegura em ter uma crise e inicie o tratamento ja tinha me tratado com depakote por 2 anos mas depois as crises voltaram, tenho medo disso acontecer, já que o remédio é para epileticos mas serve
    pra Enxaquecas, não sei porque não levam a serio os enxaquecosos e estudão esses remedios especificos para gente, sem contar que no começo se perde a libido, e perde peso tb, enfim tudo na vida tem seus pros e contras.Tem que ter acompanhamento de um neurologista porque é uma subustancia muito forte.
    Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários por email. Você também pode assinar sem comentar.