O QUE É Cloridrato de Sertralina ?

sertralina_cloridrato_zoloft_assert_tolrest_serenata_embalagem_caixa
O Cloridrato de Sertralina (também chamado de Sertralina) é um anti-depressivo do tipo ISRS (Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina).

Quando a Sertralina é indicada?

Geralmente em casos de Depressão (com ou sem sintomas de ansiedade) em pacientes com ou sem histórico de mania, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Distúrbio do Pânico.

Doses

A dose diária pode variar entre 50 a 200mg em pacientes adultos, podendo ser de 25mg para adaptação aos primeiros dias.

Tempo de resposta

A melhora geralmente é notada após 1 a 4 semanas de uso ininterrupto.

Reações adversas

Possíveis reações adversas podem incluir boca seca, sudorese, distúrbios gastro-intestinais, sedação, insônia e disfunção sexual no homem (retardo de ejaculação). É possível também ocorrer uma piora nos sintomas, na primeira semana de tratamento.

Marcas e genéricos

Marcas: Zoloft (Pfizer), Assert (Eurofarma), Tolrest (Aché), Serenata (Torrent) e Novativ (Ativus).

Genérico (substância): Cloridrato de Sertralina (laboratórios EMS, Eurofarma, Medley, Ratiopharma, Biosintética e Merck).

O que faz um ISRS?

A sertralina, assim como a paroxetina e a fluoxetina (entre outros) atua basicamente tornando o neurotransmissor serotonina disponível por mais tempo para a captação pelo receptor neuronal em pessoas com baixo nível de produção de serotonina. Os ISRS não promovem um aumento desse nível de produção, mas diminuem a atuação de um mecanismo que serviria, em um cenário de produção normal, para evitar o acúmulo desse neurotransmissor e consequente captação em excesso.

As informações neste artigo não foram escritas por um profissional da área médica e provêm basicamente de pesquisas na internet. Não devem ser utilizadas como base.

E LEMBRE-SE
NÃO USE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

200 Responsesto “O QUE É Cloridrato de Sertralina ?”

  1. Rodrigo Souza says:

    Meu médico receitou o Assert para mim no tratamento do vício em cocaína, mas quando tomo, fico me tremendo muito. Agora não sei se é por falta da cocaína ou pelo uso do remédio. Alguma opinião? O Assert gera este efeito colateral?
    Grato.

    • efeitos colaterais says:

      Tremor é uma possível reação adversa do Assert, mas já que parou agora de usar cocaína, pode ser uma série de coisas.
      Pode ser abstinência da cocaína (ou do álcool, se usava); pode ser uma manifestação de alguma desordem psiquiátrica que podia estar mascarada pelo uso dessas substâncias; ou a própria reação à medicação.

      Meus distúrbios psiquiátricos só vieram à tona depois que parei de usar drogas. Talvez eu já os tivesse, mas não sentia, ou não percebia. Além disso, tive crises de tremor, pressão baixa, dormências nas extremidades e na face, calafrios, enjôos, etc; e não usava nenhum medicamento – era a abstinência mesmo. Com algumas semanas vai melhorando, e a medicação provavelmente só vai te ajudar, já que foi receitada pelo seu médico, que sabe de seu problema.

      Se te interessar, uma coisa que pode te ajudar bastante é Narcóticos Anônimos. Veja uma reunião deles, próximo de onde mora, nesse link aqui: http://www.na.org.br/cadastros/busca.php

    • JACK says:

      fui diagnosticada com bipolar passei por vario teraputas omeopatas neurologista acumpultura e tudo até saber mesmo o que tinha, meu medico me passou sertralina, e bromazepan sei qua vai ajudar mais sei que deus vai me curar, desejo que DEUS cure a todos nos que não sentimos ter uma vida normal e depende desses remedio.

  2. Rodrigo Souza says:

    É verdade Eric. Mas continuo tomando as medicações e a tremedeira vai passando.
    Grato pela dica dos Narcóticos Anônimos, mas estava tão mal que nem pensava em ficar perto de pessoas “normais”. O site ajudou a ver que estava no caminho certo.
    Obrigado mesmo e um grande abraço,
    Rodrigo.

  3. Thor says:

    tomo sertralina e meu medico falou que nao tem problema se eu tomar uma cerveja de vez em quando porem esses dias a tras exagerei e fiquei sem limites, literalmente sem controle, totalmente sem nocao… queria saber se isso foi efeito somente do alcool ou teve uma potencializacao por causa do remedio?

  4. Ana Lu says:

    Rodrigo, não desiste não! Fico torcendo por você!

    • Vinicio says:

      Tomo rivotril há uns 5 meses para ansiedade, pois sou viciado em trabalho, entretanto tive uma pressão toraxica muito forte, pensando que fosse infartar. Trabalho 13 horas por dia num ritmo intenso. Após realizar vários exames (coração, coluna, estomago), detectaram pequenos problemas em mim, mas nada que justificasse minhas dores toraxicas e concluiram que eu tenho crise de ansiedade, pois nao consigo desligar meu cerebro. Enfim, procurei ajuda psiquiatrica que me receitou serenata 50mg. Comecei tomando esta quantidad, entretanto comecei a apresentar efeitos colaterais e a medica solicitou que a dosagem fosse diminuida.

      Diminui a dosagem e mesmo assim os efeitos colaterais continuaram piorando, dentre eles: diarreia, fezes amolecidas, nausea, tontura, sonolencia, dor abdominal, visao anormal, vomito, diminuiçao no peso, dor de cabeça. Conversei com a medica e ela solicitou que eu dobrasse a dosagem, mas se eu já estou tendo reações adversas com meio comprimido, não faz nennhum sentido eu aumentar a dosagem, pois isto só viria piorar meu quadro.

      Com isso, suspendi a medicação até que nova consulta fosse agendada, entretanto venho sentindo tonturas e dores de cabeça. Por gentileza, alguem sabe me informar por quanto tempo os efeitos adversos do desuso da medicação continuará?
      Já não tomo este remedio há 3 dias, logo as substancias não deveriam fazer efeito, visto que a meia vida deste medicamente é de 24 horas.
      Por gentileza, podem me ajudar?
      Abraços e melhoras a todos…

  5. celio says:

    ola tudo bem , oque a sertalina faz no homem .

    Eu to dois comprimido por dia de 50 mg cada .eu tenho muito medo de tudo ,sou muito vergonhoso deste criança esse medicaçao vai me audar .OBG CELIO

    • clayton says:

      Célio, me chamo Clayton e há mais ou menos 8 meses estou tomando assert para tratar de transtorno do pânico e depressão e o que posso te dizer é q a medicação só vai te ajudar, eu tbm n conseguia falar em público, ficava nervoso, passava mal, no entanto com o uso do assert consigo conter melhor meus impulsos e me controlo melhor, no começo há uma piora e dá vontade de largar os medicamentos mas não desista, com o tempo vc vai notar a melhora. boa sorte, Abraço.

  6. Flávio says:

    Olá estou tomando sertralina de 50mg, para transtorno do pânico junto com rivotril de 2mg…perdi o libidio. o que faço?

    • kell says:

      Segundo o psiquiatra que me atende isso já é esperado. A Sertralina faz isso mesmo.Agora é ter paciência e focar na sua recuperação.Não se preocupe com a libido… Assim que o tratamento acabar tudo vai voltar ao normal.

  7. rejane says:

    gostaria de saber se posso tomar esse medicamento ,pois tenho problema de tireoide(não tenho operei e retirei tudo)tenho muita dificuldade de emagrecer
    já tomei vários medicamentos de subitramina á fenproporex e nada faz efeito e tb não como para engordar meu peso era 52 a 53 kgs tenho 44 anos depois da minha gravidez pesei 64 kgs e não consegui mais emagracer já fiz plástica lipo a 05 anos e hj acabei de fazer de novo meu filho tem 08 anos já foi em todos os médicos que falam que e bom só que pra mim nenhum resolve dsde já agradeço e aguardo resposta.

  8. ELAINE says:

    GOSTARIA DE SABER SE SERTRALINA 100 MG PODE SER TOMADO JUNTO COM VENLAFAXINA 75 MG ???E SE PODE DAR REAÇÕES ADVERSAS?

  9. donizete says:

    o cloridrato de sertralina pode ser usado para emagrecer?

    • Dr Rodrigo says:

      Donizete, este tipo de medicamento a sertralina é para tratamento de disturbios depressivos, panico e estress, não tendo nada garantido em literatura que garanta a sua eficacia e segurança para emagrecimento. Se voce quer emagrecer procure um medico endocrinologista que ele ira auxilia-lo na forma mais correta seja por uso de medicamentos ou dietas.

  10. Rose says:

    Estou grávida de seis semanas e diabética tipo I, tomo sertralina para ansiedade e pânico. Gostaria de saber os riscos para gravidez.

    • kell says:

      Olá Rose,

      Vi sua dúvida e resolvi pesquisar… Não sei se vc já viu, mas tem um site muito bom pra quem vai ser ou já é mãe,chama-se e-familynet
      Já tirei muitas dúvidas lá. São mães que compartilham suas experiências, Muito bom. Acho q vale a pena vc conferir.

      Esse link abre uma página que acho q responde bem sua dúvia.

      http://www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?t=188011

      Espero ter ajudado.

      Deus abençoe a vc e seu bb.

    • Dr Rodrigo says:

      Todo remedio tem os seus riscos independente qual ele seja, pois cada pessoa e diferente da outra fisiologicamente, principalmente em periodo de gestação o cuidado deve ser dobrado, comunique o seu medico urgentemente que voce utiliza o medicamento e ele ira te orientar o que fazer. O importante e sempre deixar o medico ciente do uso e nunca parar tambem sem o seu concentimento.
      Busque orientação do seu medico o mais rapido possivel, ele sabera te orientar.

  11. Roberto Garcia says:

    tive crise de pânico, trato com sertralina 50mg a três anos. Custa caro pra manutenção mensal. O médico não quer que manipule mas eu mandei manipular, será que tem problemas? custa bem mais barato. Mas será que esse remédio promoved acura ou só dependencia mesmo pra sempre.?

    • Fatima says:

      Roberto, Eu também manipulo o mesmo remédio, e não sinto diferença, faz o mesmo efeito, quanto a questão de cura, lamento dizer que dependendo do diagnostico não tem cura, só controle, teremos que tomas o resto de nossas vidas, é como tomar remédio pra pressão. Não sei há quanto tempo já tem essa sua pergunta, já deves até tido várias respostas, vai mais essa, porém é melhor perguntar pro seu médico.

      • Adriana says:

        Pessoal, a sertralina voces conseguem de graça em qualuqer posto de saúde, basta levar a receita, não tem problema se é de convenio ou particular, eles dão.Não precisa comprar!

    • nilza says:

      roberto vc pode ir em um posto de saude e obter o remedio de graça faço isso..

    • eliene says:

      roberto aqui na minha cidade e barato a sertralina custa 18 reais pra 2 meses a manipulada e tem o mesmo efeito

    • Dr Rodrigo says:

      Roberto

      Na realidade o medicamento manipulado tem a mesma eficacia que o medicamento comprado na drogaria. A diferença do preço esta somente na atividade industrializada o que encarece o produto. A eficacia do produto manipulado é tido pela qualidade e idonidade da farmacia de manipulação. Busque uma farmacia de manipulação conhecida e de sua confiança e que tenha um farmaceutico responsavel tecnico presente sempre. Isso ajuda a mostrar a idonidade da empresa manipuladora do medicamento.
      Mas fique tranquilo que a boa manipulação faz o medicamento ser igual ao industrializado, fazendo os mesmo efeitos.

      Uma outra opção é que muitas prefeituras já estão tambem fornecendo este medicamento na rede publica de saude. Busque informaçoes no posto de saude proximo de sua casa onde se tenha uma farmacia.

  12. ANDERSOM APARECIDO MAGALHAES says:

    tenho um amigo que suspeito que usava drogas, pq perdeu muito peso.
    E agora tem mania de lavar as maos por horas ,sempre repetindo. e mania de observar as maos de outras pessoas procurando manchas ,machucados etc.
    gostaria de saber se tem alguma coisa com as drogas ja q parou de uzar

    • Dr Rodrigo says:

      Sim, pode ser um efeito gerado pelas drogas utilizadas no passado que afetou o sistema nervoso, mas não é possivel saber de fato. Busque ajuda de um medico Psquiatra para acompanhar o caso.

  13. Flávia de Olivira says:

    Minh médica me aconselhou tomar Tolrest para TPM, tomei um comprimido,mas fiuei triste depressiva….É normal?

    Devo continuar tomando? Ele engorda?

    • Dr Rodrigo says:

      Flavia

      Te oriento nunca parar de tomar remedio sem o conhecimento do seu medico. Alguns remedios de inicio causam efeitos colaterais. Se existe algum problema comunique a ele para ele reavalia-la e desta forma lhe orienta-la a conduta mais correta.

  14. Miriam says:

    Então, estou fazendo uso desse medicamento, com a proposta de diminuir a complulsão alimentar. nesse caso ele ajuda? como?

    grata;

    • Dr Rodrigo says:

      A sertralina é um medicamento para depressão, estress, panico e transtornos de humor, não sendo indicado para emagrecimento. Ele ate pode ser utilizado com a finalidade de diminuir a ansiedade o que em algumas pessoas leva a comer como meio de fugir dos problemas mas não de diminuir a fome, pois isso ele não induz a perda de fome.

  15. Maria Aparecida Fonseca Ferreira says:

    eu tomo cloridrato de certralina (biosmtética aché) medicamento generico este remedio é novo???nao estou achando aki na net o efeito e comentario,vc poderia me informar melhor?? obrigada serei muita grata.

  16. Norma says:

    o cloridrato de sertralina pode ser usado para emagrecer?

  17. Norma says:

    o cloridrato de sertralina pode ser usado para emagrecer?

    Por favor mande-me uma resposta com urgencia.
    OBRIGADA!

    • Carolina says:

      Norma, o cloridrato de sertralina não é um medicamento utilizado / indicado para emagrecimento. O que pode ocorrer sim, é em alguns casos (algumas pessoas e depende muito do organismo de cada uma) a perda de peso.
      Se quer emagrecer, procure um nutricionista, endocrinologista ou até mesmo o Dr. Garrido para redução de estômago (se for o caso).
      Abraços

    • eliene says:

      comecei a toma a pouco tempo mas percebi que meu apetite diminuiu

  18. Cláudia says:

    Estou tomando cloridrato de sertralina 50 mg. para TOC e tomando o calmante Olcadil 1 mg. para não ter reações adversas, más o anti-depressivo está fazendo a reação contrária, pois estou me sentindo triste e deprimida.
    Será que é fase de adaptação?, más quanto tempo será para me adaptar?

    • kell says:

      Oi Claudia,

      Existe um tempo de adaptação sim, leva em média de 7 a 14 dias de uso initerrupto. Mas se me permite dar um conselho… Procure fazer algo de q vc goste, procure fazer exercícios, tomar sol pela manhã… ajude o medicamento a fazer efeito em vc ( se ajude). por mais dificil que seja e sei que é. Mas acredite, ele sozinho não vai fazer milagre. O tratamento depende muito da sua força de vontade. Vc vai conseguir! Acredite!

      Deus te abençoe

  19. Kelly says:

    Quais são os sintomas mais comuns no uso da sertralina 50mg.No primeiro dia que tomei,senti muito sono,moleza,sede,tremedeira.Será que isso é normal no uso dela?

    • Aline says:

      é normal sim Kelly, na bula explica inclusive que na primeira semana de tratamento o estado emocional pode agravar.Mas faz parte do tratamento.

      Abç

    • Teze says:

      Comecei a tomar hoje. Me senti muito mau também. Tontura, muito sono, tremedeira. Pensei que iria desmaiar…

  20. efeitos colaterais says:

    Minhas desculpas aos leitores, pois não aprovo e respondo comentários desde Abril, quando comecei a entrar em uma crise. Agora estou voltando aos poucos a cuidar do blog, mas obviamente não poderei responder os 371 comentários que aprovei hoje.
    Só gostaria de lembrar algumas coisas:
    Não sou médico, sou um paciente que pesquisa sobre o assunto.
    Não respondo nada que ajude na auto-medicação. Se você não tem um médico, procure um para saber o que usar.
    Se quer combinar medicamento com drogas, inclusive álcool, o problema é seu.
    Não respondo perguntas do tipo: “Posso tomar…”, porque, como já disse, não sou médico.
    Vou passar a não publicar esses tipos de perguntas, pois podem me prejudicar (e ao blog).
    Quanto aos que elogiam ou agradecem, ou tiram algum proveito, fica meu agradecimento e desejo que retornem.
    Obrigado à todos e espero dar a atenção necessária a partir de agora.
    Eric Coutinho

  21. maria leila pereira says:

    ola por favor quero saber se sertralina emagrece , ja tomei sibutramina e nao resolveu nem para ansiedade tpm , e se sertralina pode ser manipulado muito obrigada leila

  22. efeitos colaterais says:

    Maria Leila, o ideal é que seja acompanhada por um profissional. É à ele que você deverá encaminhar suas dúvidas e questionamentos.
    Aqui mantenho apenas informações básicas, geralmente coletadas pela internet.
    Um abraço.

  23. tamires says:

    ola estou tomando sertralina 50mg e gostaria de saber se posso tomar cerveja..desde ja agradeço

  24. efeitos colaterais says:

    Não é indicado, Tamires.
    Isso é coisa que terá de ser combinada com seu médico.

  25. ADRIANA says:

    Olá pessoal! Estou tmando sertralina há 02 meses, o primeiro mês foi horrivel! Os efeitos colaterais como dor de kbça, tontura, perda total da libido são dificeis de lidar no começo, mas com o tempo vai passando. Para o pessoal que pergunta se emagrece, depende. Eu emagreci, pois comia pela ansiedade, e qdo o remedio começou a fazer efeito, depois de 20 dias, eu me tinha que me obrigar a comer, pois, a fome sumiu. Segue uma dica, procurem alguma coisa para fazer que der prazer, pode ser qualquer coisa, no meu caso, estou malhando. Como estou emagrecendo por conta do remedio, com os exercicios estou emagrecendo mto mais… além de elevar a nossa alto estima, o exercicio ajuda a aliviar o stress e a ansiedade. No começo do meu tratamento, eu tomava Zolpidem todas as noites para dormir, hoje com a malhação, tomo apenas um chazinho de camomila para relaxar.

  26. GiANE says:

    o cloridrato de sertralina pode ser usado para emagrecer?

  27. mauricio ceni arruda says:

    o cloridrato de sertralina é um excelente medicamento, desde que seja feito um bom diagnóstico dos sintomas; ex: paciente c/depressão, e portador de ansiedade.O ofeito vai solidificando aos poucos(agente percebe), um forte aliado é a pratica de exercicios fisicos com certa regularidade, tomar sol também faz bem. Não desistam> já estou tomando somente 25 mg. p/dia, sinto-me bem, o pior já passou, agora é curtir melhor qualidade de vida.Consulte um nutricionista e aposto em alimentos que comtém bastante “TRIPTOFANO’ OK?, UM ABRAÇO A TODOSSSSSSSSSSSSS.

  28. rosa rosane pereira says:

    Toma à quase um ano a sertalina me sinto muito bem so que eu engordei muito e pela quantia de alimento que eu enjiro não era para eu engordar não queria parar de tomar a medicação mas queria emagrecer pois me sinto mal com o peso eu sempre fui magra mas agora engordei mais de dez quilos já estou preocupada, gostaria de uma resposta.

    • Dr Rodrigo says:

      Rosa
      O medicamento sertralina ele não engorda e nem emagrece, o que faz estes efeitos de emagrecer ou engordar esta relacionado ao efeito evolutivo do medicamento, ou seja por ele ser um medicamento com a finalidade psquiatrica, o seu psicologico começa a se regularizar com o seu uso. Desta forma voce volta a se alimentar normalmente diferente do periodo em que estava doente.

  29. efeitos colaterais says:

    As pessoas vivem perguntando se determinado medicamento emagrece ou engorda. Essas dúvidas devem ser tiradas diretamente com seu médico, que poderá lhe indicar um tratamento, ou os problemas/benefícios associados ao mesmo.

  30. efeitos colaterais says:

    Rosa, a alternativa adequada deve ser conversada com seu médico. Parar de usar o medicamento por conta própria nunca é a melhor solução.

  31. CRISTIANE says:

    GOSTARIA DE SABER SE SERTRALINA DE 50 MG FAZ ALGUM EFEITO DE EMAGRECER ?

  32. Katia Silene de Andrade says:

    Caros, me foi prescrito de uma a duas dose de sertralina, tomei uma e as reações foram moderadas, como podia tomar até duas e os benefícios pareceram mais que os efeitos colaterais tomei dois comprimidos dentro de um prazo de 12 horas. Tive um acesso de panico e comecei a gritar meus musculos principalmente do estomago contrairam e tive variações na pressão arterial . Fui levada ao hospital e como naquele momento a pressão estava normal o médico disse que estava fingindo, pq este remedio não dá estes sintomas. Até agora estou sem entender, meu namorado até se afastou de mim, achando que eu sou fingida, preciso do rémedio mas parei de tomar por medo, ele é benefico para meu problema de saúde mas fiquei com medo e sem orientação. agradeço a atenção antecipadamente.

  33. catia says:

    Estou tomando o medicamento de sertralina 1 comp. de manhã de 50mg as 8 da manhã e 25mg as 14:00 h. tomo tambem o doraren retard de 50 mg. as vezes tenho que tomar bromazepan tbm por causa da minha ansiedade.
    gostaria de saber se os efeitos colaterais dão dores na coluna e perna, pois tenho sentido muito isso. tbm tenho trabalhado muito e meu trabalho é de pé.
    obrigada pela atenção.

  34. Juliana says:

    Katia, tb iniciei o tratamento com Sertralina e tive o mesmo problema, portanto creio que pode ocorrer sim. Já marquei novamente com o médico para trocar a medicação, voce deveria fazer o mesmo.
    abrs,

  35. Marguerita says:

    Faço uso de Imipramina e Bromazepan e meu médico me receitou a sertralina para me animar mais, mas lendo a bula e os comentários percebo que o efeito é inverso, devo tomar mesmo já que o quero é ficar mais animada, li sobre falta da libido e fiquei em dúvidas pois se diminui, é sinal que diminui também o bem estar. Me ajudem não quero me entupir de remédios porém quero sair dessa depressão.

  36. leila says:

    Colegas, tomei Serenata por 6 meses e melhorei muuuuitoooo.
    Ansiedade, irritação, panico, preocupação …tudo foi embora.
    No entanto engordei 7 kg, oque definitivamente me faz sentir muito mal… Todas as roupas apertadas e uma frustração imensa por isso. Mesmo com minha alimentação super saudável, atividades físicas 4 vezes na semana!!! A libido então, nem se fala! Foi embora. Parei de tomar…sinto que já não estou tão bem qto antes…mas fazer oque??? Vou voltar na psiquiatra e ver existe outra alternativa. Alguma sugestão? Obrigada pela a atenção e saúde para todos. Leila

  37. Sandra says:

    Eric, hoje pela primeira vez entrei no seu blog, estava pesquisando sobre os efeitos da sertralina e aqui estou! Gostei muito das informações e dos seus comentários, direcionando ao que realmente é seguro, já que auto-medicação é tão pernicioso. Também achei engraçado e um tanto irônico as pessoas associarem o uso de inibidores da recaptaão de serotonina ao emagrecimento, não que o aspecto físico seja menos importante, mas levando em consideração o quanto é difícil lidar com distúrbios, me soa ironico…Emagrecer é tão mais fácil, né? Quem me deras…

    Mas enfim, estou me tratando há menos de 4 meses efetivamente e sinto muita angústia por não ter com quem conversar, dividir as dúvidas, experiências, então o seu Blog é muito positivo neste sentido. Gostaria muito que me enviasse um e-mail e quem sabe a gente poder conversar mais sobre o assunto. Muito obrigada. Abraço Sandra

  38. Silvia says:

    Há 03 anos atrás, tive problemas com pressão alta e ansiedade e o médico me receitou sertralina de 25 mg ao dia. Desde então me sinto muito bem, mas não consigo deixar de tomar este medicamento, algumas vezes deixei de tomar parando dois, tres dias, e não consigo ficar sem, será que já estou dependente deste remédio? Ele não me tem este efeito de emagrecer, pois nem como muito e faço de tudo p/ manter meu peso.

  39. Renato says:

    Pessoal todas as dúvidas só podem ser esclarecidas por um profissional da área, ou seja, um médico psiquiatra.Tomem muito cuidado com esses ansiolíticos e, em hipótese nenhuma se automedique.É PERIGOSO DEMAIS! A proposito tomo cloridrato de paroxetina, fiz tramento com psicoterapia, desenvolvi Doc(disturbio obsessivo compulssivo e tricotilomania, tinha fobia social também, superei tudo.Mas sempre, a força de vontade em tudo na vida vem primeiro lugar) Abraço a todos e boa sorte

  40. bia says:

    estou tomando o assert à 2 meses, realmente estou me sentindo melhor, porem, tenho notado um disconforto no estômago, injoô, como se tivesse sempre com fome, sei lá… é estranho. Será que é efeito do remédio?

    obrigada

  41. Adriana says:

    Olá pessoal
    Tomo sertralina a 3 anos pois sofro de transtorno do pânico. O primeiro mês as reações são essas mesmas. Muito sono, depressão, tremores… Mas com o tempo os sintomas passam e vc sente-se bem melhor. Para mim, a única reação adversa que persiste e a constipação intestinal. Agora gasto uma fortuna em remédios para o intestino. Tentei parar com a sertralina, mas não dá.
    Quanto a fome, só as primeiras semanas vc fica sem apetite, dpois volta tudo ao normal.
    Espero ter ajudado.
    Bjs

  42. Cris says:

    Ola para todos…Esta noite tive os mesmos sintomas que a Kátia Silene, já tive a 3 dias atrás tb…ja tomeu a Sertralina por dois anos, e faz Um que parei e devido a problemas de saude da minha mãe que é muito grave, voltou minha depressão e Pânico…Mas me lembro que da outra vez não tive estas reações…qto tempo sera que demora para melhorar estes sintomas???
    Parece que me deu até febre hoje…Estou mais ansiosa ainda…

    Alguém pode me responder por favor ???

  43. Janaina says:

    tomo sertralina há 20 dias e sinto que meu coração está tremendo,ja fui no cardiologista já fiz eletrocardiograma e meus exames são normais o cardiologista fala que eu não tenho nada,mas não acho isso normal,por favor me respondam alguma coisa sobre isso

  44. Cecília says:

    Estou a tomar sertralina desde Outubro, portanto, há quase 3 meses. Demorou cerca de 10 dias a fazer efeito. No início, os efeitos secundários foram bastante desagradáveis – dores de cabeça, principalmente – mas passaram rapidamente. Também tomei nos primeiros 10 dias um ansiolítico.
    Neste momento já me sinto bem (a minha depressão tb era ligeira…) e posso dizer que o único efeito é…demorar a atingir o orgasmo! ;-)
    Mas os benefícios ultrapassam largamente esta situação. De todos os anti-depressivos que tomei até hoje, este é de longe o melhor.
    Foi-me receitado por um psiquiatra. Bem haja a medicina e os médicos! :-)

  45. maria joao lima says:

    estou a tomar sertralina desde junho de 2009, começei por tomar 50 mg,e tive uma breve melhoria,depois voltaram os sitomas e fui para o hospital onde a médica me alterou a dosagem para 100mg. como depois de um tempo,voltei a sintir-me mal novamente,passei a tiomar 200 mg em uma toma unica, por alta recreação.já não tomo alprazolam, pois sinto-me muito bem…!!! a minha questão é a seguinte… já muito antes de tomar a sertralina,eu tinha muita queda de cabelo. mas agora piorou,é uma queda muito grande,quando eu digo muita…é muita mesmo!!! depois no inicio do tratamento melhorou um pouco,mas agora voltou em força!!! é uma queda de cabelo muito agressiva…!!! cai-me tanto cabelo que eu estou muito assustada. isto será normal da sertralina?! em relação á doença, sinto que estou praticamente curada!!! já devo diminuir a dose?!

    • Dr Rodrigo says:

      Maria

      Para te dizer a real nunca vi este problema relacionado a sertralina. Esta mais parecendo um efeito devido a crises emocionais, estress e panico relacionadas ao tratamento, onde esta sim pode gerar problemas de pele e inclusive queda de cabelo e não devido ao remedio.
      Busque ajuda de um medico dermatologista para este fazer uma avaliação, e depois converse com seu medico psiquiatra que receitou a sertralina.

  46. Breno Porto says:

    Bom dia;

    Gostaria de saber se existe alguma diéta, que possa auxiliar ou minimizar os efeitos do sono por causas depressivas.

    Sou usuário de sertralina, meu médico vem aumentando a dosagem seguidamente nos ultimos 4 meses, incrivelmente sinto me melhor nas duas primeiras semanas em que passo a tomar a dose mais alta, mas logo após as primeiras semanas sinto me extremamente mal, perco a vontade de fazer as coisas tenho sono em excesso. Bem pratico esporte regurlamente a concelho do médico (mesmo após ter iniciado as atividades fisicas não tenho notado melhora – 6 meses que pratico as atividades, corrida, academia). Atualmente estou tomando 150 mg de cloridrato de sertralina, acredito que não esteja resolvendo, ja conversei com o medico, mas ele fala que vai trocar o (anti-anceolitico, anti-depressivo), já fiz o tratamento com sertralina anteriormente por um periodo de 2 anos chegei a tomar 100 mg, apos melhora o medico me liberou, agora estou em tratamento novamente a 11 meses e não tenho notado melhora exceto nos o periodos de aumento de dosagem.

    Meu diagnostico é que possuo transtorno obsessivo-compulsivo e depressão, sou extremamente ancioso.

    Nao sei se pode esta relacionado a deficiencia hormonal, mas tenho sofrido muito com isso está atrapalhando minha vida pessoal, profissional e social.

    Tenho um caso isolado na familia de hipertiriodismo. Gostaria de saber se devo investigar se possuo essa deficiencia devido a tal fator.

    Estou desesperado, quero encontra uma solução para o meu problema, pois não estou aguentando mais, isso esta afetando muito minha vida.

    Obrigado pela atenção e desculpe o desabafo.

  47. Carlos says:

    Como farmacêutico bioquímico que sou, e tambem usuário deste medicamento, vou esclarecer algumas dúvidas, até onde minha formação me permitir. A SERTRALINA pode ser usada para emagrecer? R. Em rarissimas ocasiões, pois normalmente os riscos ultrapassam os benefícios e devido ao “efeito sanfona” ou “emagrece engorda”. A dieta apropriada continua sendo a melhor forma (Consulte seu médico ou nutricionista).
    Quanto aos efeitos colaterais lembrem-se todos os medicamentos dessa classe promovem uma “piora inicial”, mas que podem ser manejadas com outros medicamentos e com a continuação da terapia (ex propranolol ajuda nos tremores), ioimbina ( melhora a falta de orgasmo) CONSULTE SEU MÉDICO ou EXIJA ATENÇÃO FARMACÊUTICA, é seu direito.

    • Kennedy says:

      Cuidado! Existe interação medicamentosa entre propranolol e sertralina, viu, senhor farmacêutico? Se necessário utilizar um beta-bloqueador durante um tratamento com sertralina, seria mais adequado utilizar o atenolol.

  48. JONATHAN says:

    estou tomando sertralina de 50 mg a 6 meses associado ao ansiolitico clonazepam (rivotril), para sindrome do panico , so tive melhores , para os que sofrem do mesmos problemas aconselho a procurar tb a psicoterapia é otimo nunca mais tive uma crise e as vezes acho q ela vem mais com maior controle, so tenho a dizer que todos nos somos vencedores !!!!!!!!!

    • jose marcos says:

      amigos, estou com sidrome de panico
      meu medico passou sertralina 50 e rivotril
      so que meu mair panico e tomar remedio ate hj nao tomei
      q vc acnselham:

  49. jane says:

    tomo sertalina 50mg a 1 ano gostaria de parar pois estou sentindo muito taquicardia e insonia ,mais a depressão parou .são os efeitos colaterais que estam me incomodando bastante como devo fazer para parar urgente!

  50. jair santos says:

    Vejo que na maioria das perguntas são: Este remédio faz emagrecer? gente, não existe nenhum remédio para emagracer. Qualquer individo vai ficar gordo ou não,é controlando a quantidade de alimentos em que vc consome. Ou seja: engorda quem come além do que necessário. Lembrem disso ok?

    • tomo sertralina 50 mg ha seis meses eu pesava oitenta e quatro kilos hoje com ajuda de caminhada emagreci 17 kilos acredito que faz emagrecer sim depende do organismo porque tira a vontade de comer só que da muito sono

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários por email. Você também pode assinar sem comentar.