Bula de remédio – Assert (Cloridrato de Sertralina)

bula_remedio_assert_cloridrato_de_sertralina_50mgNome comercial: Assert®

Nome genérico: Cloridrato de Sertralina

.

Forma Farmacêutica e apresentações

Embalagens contendo 20 e 28 comprimidos revestidos de 50mg
Embalagem contendo 20 comprimidos revestidos de 100mg

.

Indicações

Assert® é indicado no tratamento de sintomas de depressão, incluindo depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem história de mania.

Assert® também é indicado para o tratamento das seguintes patologias:

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); Transtorno do pânico, acompanhado ou não de agorafobia; Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT); Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (STPM) e/ou Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM); Fobia Social (Transtorno da Ansiedade Social).

.

Posologia e Administração

Assert® deve ser administrado em dose única diária, pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos.

.

Tratamento Inicial

  • Depressão e TOC: uma dose de 50 mg/dia.
  • Transtorno do Pânico, Transtorno do Stress Pós-Traumático (TSPT) e Fobia Social: iniciar com 25 mg/dia, aumentando para 50 mg/dia após uma semana.
  • Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (STPM) e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM): iniciar com 50 mg/dia.
  • Depressão, TOC, Transtorno do Pânico, Transtorno do Stress Pós –Traumático e Fobia Social: Os pacientes que não responderem à dose de 50 mg, podem ser beneficiados com um aumento da dose. As alterações nas doses devem ser realizadas com um intervalo mínimo de 1 semana, até a dose máxima recomendada de sertralina que é de 200 mg/dia. Alterações nas doses não devem ser feitas mais que 1 vez por semana devido à meia-vida de eliminação da sertralina de 24 horas.
  • O início dos efeitos terapêuticos pode ocorrer dentro de 7 dias.
  • Entretanto, períodos maiores são usualmente necessários, especialmente em TOC.
  • .

.

Reações adversas

As reações adversas que ocorreram com freqüência significativamente maior em relação ao placebo foram:

boca seca, aumento da sudorese, tontura, tremor, diarréianáusea, anorexia, insônia, sonolência, disfunção sexual (retardo na ejaculação).

.

Este é um resumo da bula do medicamento.
Fabricante: Eurofarma

.

LEMBRE-SE
NÃO USE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

121 Responsesto “Bula de remédio – Assert (Cloridrato de Sertralina)”

  1. Bárbara Andrade says:

    Olá, eu tomo ASSERT todos os dias duas vezes ao dia, e eu tenho sentido muito taque cardia, será que é por causa do rémedio??? Aguardo respostas! Obrigado.

    • efeitos colaterais says:

      Pode ser, Bárbara, mas pode ser também algum outro problema não causado pela medicação. Teu médico vai saber o que te indicar.

  2. ANA says:

    Posso usar ao mesmo tempo Assert (sertralina), um pela manhã, e Lorax (um à noite)?

    • efeitos colaterais says:

      Não sei, Ana.
      Tudo que eu faço aqui no Blog é inserir informações.
      Não sou médico, portanto não posso dizer o que alguém pode ou não usar.
      Consulte teu médico, é mais seguro.

  3. cacilda says:

    olá , gostaria de saber se o Asser de 50 mg ele pode causar tosse seca em pacientes idoso? minha mãe faz uso de hipotensor e vinha tomando captopril após uma cirurgia de hidrocefalia ele passou a tomar Assert e percebi que depois surgiu uma tosse seca e insistente no período da madrugada e a noite seria o Assert? agradeço desde já sua resposta atenciosamente

    cacilda

    • efeitos colaterais says:

      Olá, Cacilda.
      Na bula completa do Assert, consta uma possível reação adversa chamada “broncoespasmo”.
      Veja com o médico que a acompanha, se pode realmente ser do Assert, e que medidas tomar.

    • Carla says:

      O Medicamento que causa a tosse é o captopril e nào o assert.

  4. luiz says:

    Gostaria de saber como funciona o Assert no paciente que é dependente químico? quais os pontos a favor e contra a medicação.
    Qual o principal objetivo desse remédio?

    • efeitos colaterais says:

      Luiz, não há problema para o dependente químico em usar o Assert, pois os anti-depressivos não causam dependência, assim como todo medicamento de tarja vermelha.
      Os de tarja preta não são muito recomendados, geralmente ansiolíticos, mas às vezes são prescritos, mesmo para o dq, por algum período de tempo e em doses reduzidas.
      O Assert é basicamente um anti-depressivo.

  5. Katya says:

    Ola, estou amamentando meu bebe tem 1 mes sera que posso tomar o assert 1 vez ao dia?
    Obrigada

  6. EDUARDA says:

    Querida Cacilda,Deus te abençôe!. Eu já fui usuária do Captopril.Ele me dava uma tosse seca matutina.Após a troca ,a tosse sumiu,eu era alérgica ao Captopril.Veja isso com o médico.Beijo grande!!!!!!!!!!!!!!

  7. clao says:

    pode tomar o Asset com a Sibutramina ????

  8. joão says:

    minha namorada ja esta quase me matando …tomo assert 50 mg todos os dias e não consigo ejacular…alguem sofre do mesmo problema que eu??? é normall isso acontecer???

  9. Ronaldo says:

    Saudações,
    Sou muito nervoso e sofro muito com ansiedade e um médico cardiologista amigo meu indicou o assert. Disse q poderia tomar q só iria me fazer bem, tomei por seis meses e foi excelente para meu sistema nervoso porém pelo fato de retardar a ejaculação tenho medo q se eu fizer uso continuo, isso posso causar problemas sexuais futuros. Gostaria de saber de algum especialista: o uso prolongado do assert pode causar alguma disfunção sexual futura??? Desde já agradeço!

  10. Ana says:

    Eu estou tomando Assert há 6 meses. Mas apenas 25mg por dia. Parei de tomá-lo faz uma semana. E não o retirei gradualmente. Existe algum risco?

    • sebastiao says:

      com certeza , não faça isso amiga parar qualquer medicamento deuma hora para outra sem acompanhamento médico pode causar certos riscos ao seu tratamento e principalmente a sua saude , eu mesmo fiz isso com o acerte e não tive uma boa experiencia , tive taquicardia , ansiedade , perda de apetite e outras reaçoes adversas procure seu medico para ele analisar o seu caso ou passar outro medicamento .

  11. Shirley says:

    Gostaria de saber se o antidepressivo Assert 50mg faz engordar ,pois preciso tomar ele, e me disseram que todos os antidepressivos engordam. Ja tomei floxetina 20 mg mas me deu ataque cardíaco, e agora preciso tomar o Assert ma s por favor me tirem esta dúvida se engorda ou não, desde já fico agradecida.
    aguardo resposta .

  12. geni says:

    ESTOU TOMANDO ASSERT JA FAZ UM MES ESTOU PERDENDO O SONO A NOITE E ESTOU SEM APETITE GSTARIA DE SABER SE E NORMAL OBRIGADA

    • sebastiao says:

      eu já tive esses sintomas e e outras reaçoes adversas com o tempo mais converse com seu medico eu te aconselho do mesmo jeito que eu fiz a conversar com seu medico sobre outro tipo de medicamento para vc não sentir esses efeitos

  13. mari says:

    gostaria de saber se posso usar o assert 50mg cloridrato de sertralina durante a semana ate na sexta de manhã e no sabado depois de fazer as 24horas do efeito do remedio gostaria de saber se posso fazer uso de bebidas alcoolicas so tomo cerveja ai então continuarei a usar na segunda o assert ? Estou aguardando a resposta o mais breve possivel. Obrigado1!
    E gostaria de saber para quem estou mandando esse email?

    • sebastiao says:

      tenha muito cuidado nestes intervalos do medicamento, o seu sistema nervoso pode ter reaçoes adversas e vc , junto com a mistura alcolica aumentar os efeitos colaterais , o certo e vc não beber enquanto estiver em tratamento e não ter intervalos sem o remedio sem o aviso de seu médico.
      principais reaçoes quando se fica sem o remedio: medo , taquicardia , perda do apetite , ansiedade …tenha muita atenção a esses sintomas.

    • Ronaldo Gomes says:

      Não deve ingerir bebidas alcoólicas com este medicamento.

  14. marcia arabian says:

    por favor, gostaría de saber se o assert é o mesmo medicamento que o esertia espanhol.obrigada

  15. claudia says:

    posso substituir um comprimido de 50mg de sertralina por meio comprimido de 100mg?

  16. Aninha says:

    O assert 50mg pode ser usado com BUP 150mg

  17. henriquearndt says:

    O anti-depressivo afasta os impulsos suicidas?

    • neila says:

      em nao sumiu muito, ela aumentou a dose 3 vezes ja e nao notei uma melhora visivel… na verdade as vezes acho que esse remedio ta me deixando louca…. minha cabeça doi, tenho tido ataques de panico frequentes…. to com medo

  18. jose luiz petean says:

    meu comentario é sobre este medicamento Assert. comecei a fazer o tratamento com acompanhamento medico durante uns 15 dias, sinceramente me senti uma outra pessoa bem mais humorada alegre etc. com relação a disfunção sexual (retardo na ejaculação) tive tal problema, fato este que não vinha acontecendo. diante deste episdio para de tomar tal remedio, que irei relatar ao meu medico na proxima consulta.
    Se causa tal disfunção faço aseg. pergunta com o uso continuo este sintoma desaparese ou piora.
    voces não explicam na bula. aguardo resposta jose luiz

  19. Roberta says:

    Olá, vi que em homens o Assert pode retardar a ejaculação. E em mulheres, como ele pode afetar na sexualidade? Obrigada

  20. claudete cabaró says:

    Meu médico receito0 o Assert.Bebo muito pela manhã.Depois almoço e durmo a tarde toda.
    A noite e madrugada fico acordada e tomo vitamina B12, remédio para estomago, dtomo Cloridrato de diltiazem e ás ves remédio para pressão.
    Como saber se o alccol pode interferir na medicação?

  21. ilca says:

    o assert inibe a ansiedade? obrigada desde ja

  22. Márcia says:

    ola! bem, tomo um comprimido por dia meia hora antes de dormir, como o meu psiquiatra prescreveu. mas ainda nao senti beneficios, pelo contrario, tenho a imprenssao q minhas crises de depressao estao um pouco mais frequentes. isso é normal? em quanto tempo percebo resultados? comecei a usar ele tem um mes e meio.

  23. Valéria says:

    Boa noite, estou tendo alguns sintomas de depressão e sou muito ansiosa, gostaria de saber se posso fazer uso desse medicamento e quais as reações.Muito obrigado.

  24. vanessa says:

    eu não entendo por que foi mi receitado o assert.pois tive muita dor de cabeça,vomito e tontura e fui no posto e mi receitaram este medicamento.

  25. MARCOS says:

    Qual o tempo para tratamento da sindrome do panico.. Tomando Assert 50 mg ao dia..

  26. Henrque Mendes Irneu says:

    Olá, Aalguns Dias tomei uma Super Dose de Cloridrato de Sertralina, acho que chguei a tomar cerca de 750Mg ou mais em uma única vez. Após ser atendido no hospital, mesmo tendo uma lavagem gástrica retirando todo o medicamento, após alguns dias ainda sinto uma arritimia cardíaca, meu coração está sem beirando aos 100 batimentos por minuto e sinto dificuldade a respirar! Alguém sabe me dizer se a Sertralina fica muito tempo em nosso organismo?

    • nanda says:

      A dose maxima diaria de sertralina é de 200mg/dia e a eliminação total da substancia do organismo é de 24 horas. Como foi realizada a lavagem intestinal e foram prestados os primeiros socorros a tempo, com certeza vc esta fora de risco. Os sintomas ao qual vc refere nao são relacionados a superdosagem de sertralina apenas, mas sim a ansiedade/ depressao avançada.
      Sugiro que vc procure auxilio medico de um psiquiatra e participe das terapias com um psicologo para trabalhar seu comprortamento e autocontrole.

  27. patricia carla mattos says:

    Boa noite!tenho a sindrome do panico e fui medicada para usar o assert pois nao me dei bem com rivotril ,mas mesmo assim tambem nao estou muito bem com assert , tenho sentido agitada e com os nervos a flor da pele é normal na primeira semana?devo persistir?pois como tenho sindrome do panico ,tenho medo de medicação e minha medica acha q devo insistir.

  28. elisabeth l says:

    estou pssando por momento dificil em minha vida motivos de brigas conjugais,e meu bebe tem 6 meses e mama no peito 3 vezes ao dia ,estou sofrendo de esgotamento de nervo e ansiedade poco tomar esse remedio ele vicia

  29. Eduardo says:

    Olá, depois que comecei a fazer uso desse medicamento percebi que com ele comecei a tossir muito, é uma tosse seca e parece muito com alergia, será que pode ser reação a esse medicamento?

    Obrigado!

  30. Vert Mart says:

    Vanessa, provavelmente o médico fez exames clínicos e notou que você não sofria de nenhum tipo de doença física e acreditou que seu caso era um transtorno psicológico e está lhe avaliando com a droga. Procure a opinião de um especialista – Psiquiatra.

  31. Vert Mart says:

    Cacilda,

    um dos incômodos do Captopril (IECA – inibidor da Enzima Conversora de Angiotensiona) é a tosse seca. Pode ser que até o momento da operação a sua mãe não tinha desenvolvido este efeito colateral muito comum a esta classe de medicamento, bronco espasmo é outra coisa. Se o efeito adverso está insuportável deve ser comunicado ao seu Cardiologista e pedir para trocar a medicamentação – O BRA (Bloqueador dos Receptores de Angiotensina) é uma opção mais moderna e pode ser uma ótima opção.

  32. Dalva says:

    Gostaria de saber se o Assert engorada pois eu tomo 50mg e meu peso está aumentando, estou desesperada…
    obrigada!

  33. Marcia says:

    me endicaram para tomar este remedio para emagrecer este remedio e apropriado para isso ? obrigada estarei aguardando sua resposta !

    • nanda says:

      Assert ou Cloridrato de Sertralina 50mg é um antidepressivo de nova geração que pode ser receitado para sintomas de ansiedade e toc. O emagrecimento depende do organismo de cada um. Se vc apresenta consumo exagerado de alimentos para saciar a ansiedade e lhe for receitado assert, este tera o objetivo de acalma-lo e associado a terapias com psicologo sera entao trabalhado seu autocontrole e vc obtera a capacidade de relizar tarefas prazerosas que substituirão o habito de comer exageradamente. Porem algumas pessoas demonstram falta de apetite devido a ansiedade e entao é receitado assert associado a terapias com o objetivo de melhorias como citado anteriormente. Finalizando, o assert nao é um medicamento para emagrecer mas pode ser receitado como associação a um tratamento multidisciplinar e oferecido por uma equipe de saude multiprofissional.

  34. José Carlos says:

    Estou tomando o ASSERT e gostaria de saber se o mesmo causa dependencia e se tem problemas em tomar bebida alcolica socialmente.

    • nanda says:

      Antidepressivos nao causam dependencia quimica – sao medicamentos de faixa vermelha. Benzodiazepinicos (BZD)causam grave dependencia quimica – sao medicamentos de faixa preta. Ambos são prescritos em receituarios de 02 vias ( receituarios especiais) por serem psicotropicos e agirem diretamente no SNC alterando o humor e comprotamento do individuo. A associação com alcool pode causar males devido a capacidade de adentar em nossas celulas e causar acumulo em nosso organismo e fatalmente o medicamento nao mais fara efeito benefico.

  35. dantas says:

    me indicaram o assert para emagrecer ele é eficiente nesse caso?

  36. carolina soares says:

    Olá, estou tomando 1/2 comprido do ASSERT 50mg e estou sentindo muita dor de cabeça e insônia, o medicamento pode estar causando estes sintomas?

  37. Bella says:

    Olá!
    alguém poderia me informar se o Assert provoca dificuldades…impossibilitando de chegar ao orgasmo?
    obrigada!

  38. brunq says:

    Bruna L: o assert do ser usado com outro remedio junto?

  39. glaucio says:

    olá………………
    minha sogra tomava bromazepan o medico suspendeu e passou este porem ela esta tendo reações a este remedio tontura,formigamento,e garganta seca…seria melhor voltar para o bromazepan…..tem um porem o medico passou o de 100mg para tomar a metade…não seria melhor o de 50mg e tomar a metade depois aumentar ?

  40. efeitos colaterais says:

    Minhas desculpas aos leitores, pois não aprovo e respondo comentários desde Abril, quando comecei a entrar em uma crise. Agora estou voltando aos poucos a cuidar do blog, mas obviamente não poderei responder os 371 comentários que aprovei hoje.
    Só gostaria de lembrar algumas coisas:
    Não sou médico, sou um paciente que pesquisa sobre o assunto.
    Não respondo nada que ajude na auto-medicação. Se você não tem um médico, procure um para saber o que usar.
    Se quer combinar medicamento com drogas, inclusive álcool, o problema é seu.
    Não respondo perguntas do tipo: “Posso tomar…”, porque, como já disse, não sou médico.
    Vou passar a não publicar esses tipos de perguntas, pois podem me prejudicar (e ao blog).
    Quanto aos que elogiam ou agradecem, ou tiram algum proveito, fica meu agradecimento e desejo que retornem.
    Obrigado à todos e espero dar a atenção necessária a partir de agora.
    Eric Coutinho

  41. Dalva says:

    Por favor so esta resposta…
    vc sabe me dizer se o assert engorda???

    so isso…veja me responde…é uma simples perguntinha….
    Fique com Deus e obrigada pela sua dedicação

  42. efeitos colaterais says:

    Dalva, segundo a bula, pode ocorrer justamente a reação contrária, já que uma das possíveis relações adversas do uso é a anorexia, ou perda de apetite.

  43. Bella says:

    Por Favor…Exclua meu e-mail da sua relação…Não desejo mais receber informações.
    Obrigada!
    Bella

  44. tati says:

    oi, tomo 100mg de sertralina + 2 comprimidos de buprobiona por dia.Hj cometi um equivoco e tomei 100mg a mais de sertralina. Pode ocorrer superdosagem?oq eu devo fazer?

  45. Eduardo says:

    Quero saber se, ao tomar esse remédio, perco otesão ou só retardo a ejaculação

  46. souza says:

    gostaria de saber se o assert tras dependencia quimica

  47. maria de fatima says:

    tomo,faz 2 anos realmente tira a tesão,demora mt para o orgasmo,que é raro acontecer…

  48. marcia says:

    boa noite!!! estou tomando o assert e estou com muita tontura e o estomago mal e dor de cabeça…o q eu faço?????? tomo meio amanha ou paro?????? este é o 4 comprimido….

    • nanda says:

      Assert deve ser administrado pela manha com liquido e junto com alimento pois o mesmo pode causar nausea. Nao mastigar nem tomar sem liquido.
      A alteração na dosagem deve ser feita mediante avaliação medica e nunca deve ser finalizado o tto medicamentoso por vontade propria pois podem surgir efeitos indesejados. O medico pode prescrever um medicamento anti ulcerativo em jejum associado que diminuira os efeitos colaterais.

  49. samara says:

    Estou tomando o ASSERT e gostaria de saber se o mesmo causa dependencia e se tem problemas em tomar bebida alcolica socialmente.

  50. Line says:

    Ola… sofro de TOC e tomo a medicação ” Cittá 20 mg” 1 x dia… mas desde q comecei a tomar engordei muito; já ouvi falar de várias pessoas q emagreceram tomando Assert, isso é mito ou verdade?
    Obrigadoooo!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários por email. Você também pode assinar sem comentar.