Bula de Remédio – Rivotril (Clonazepam) – Roche

rivotril_clonazepan_bula_remedio_ansiolitico_anti_convulsionante_roche_mgNome Comercial: Rivotril®

Nome genérico: Clonazepam

.

Formas farmacêuticas e apresentações

Comprimidos de 0,5 mg ou 2 mg. Caixa com 20 ou 30 comprimidos.
Comprimidos sublinguais de 0,25 mg. Caixa com 30 comprimidos.
Gotas de 2,5 mg/mL (1 gota = 0,1 mg). Frasco com 20 mL.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

.

AÇÃO DO MEDICAMENTO

O clonazepam é um benzodiazepínico, que possuí como principais propriedades a inibição de algumas funções do sistema nervoso, permitindo a inibição de crises convulsivas, sedação, relaxamento muscular e efeito tranqüilizante.

.

INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO

Utilizado isoladamente, ou como auxiliar no tratamento de crises epilépticas, crises de ausências típicas (pequeno mal), e de ausências atípicas (síndrome de Lennox-Gastaut). Rivotril® (clonazepam) está indicado como medicação de segunda linha em espasmos infantis (Síndrome de West).

Além disso Rivotril® (clonazepam) é indicado para o tratamento de:

  • Transtornos de Ansiedade, como ansiolítico em geral
  • - Distúrbio do pânico e Fobia social.
  • Transtornos do Humor
  • - Transtorno afetivo bipolar (tratamento da mania), Depressão maior (como adjuvante de antidepressivos).
  • Emprego em algumas síndromes psicóticas
  • - Tratamento da acatisia, síndrome das pernas inquietas, vertigem e sintomas relacionados à perturbação do equilíbrio, como náuseas, vômitos, pré-síncopes ou síncopes, quedas, zumbidos e distúrbios auditivos.
    .

.

REAÇÕES ADVERSAS

Foram relatadas, entre outras, as seguintes reações adversas: sonolência, movimentos anormais dos olhos, perda da voz, movimentos dos braços e pernas, coma, visão dupla, dificuldade para falar, aparência de “olho-vítreo”, dor de cabeça, fraqueza muscular, depressão respiratória, fala mal articulada, tremor, vertigem, perda do equilíbrio, coordenação anormal, sensação de cabeça leve, letargia, formigamento, alteração da sensibilidade nas extremidades.

.

ABUSO E DEPENDÊNCIA

Ocorreram sintomas de abstinência (convulsões, psicoses, alucinações, distúrbio comportamental, tremor, câimbras musculares) após a descontinuação abrupta de clonazepam. Sintomas de descontinuação, geralmente moderados, foram relatados após a descontinuação abrupta de benzodiazepínicos administrados continuamente em níveis terapêuticos durante vários meses. Consequentemente, após a terapia prolongada, a interrupção abrupta deve ser geralmente evitada e deve ser realizada diminuição gradual e programada. Os indivíduos predispostos a adquirir dependência (como os viciados em drogas ou álcool) devem ser vigiados com cuidado quando recebem clonazepam ou outros agentes psicotrópicos, devido à predisposição desses pacientes em adquirir hábito e dependência.

.

DOSAGEM

  • Distúrbios epilépticos: Usualmente a dose inicial para adultos de 1,5 mg/dia. Dose diária máxima recomendada é de 20 mg. Em recém-nascidos e crianças, entre 0,01 e 0,03 mg/kg/dia. Não deve exceder 0,05 mg/kg/dia.
  • Distúrbio do pânico: A dose inicial para adultos é de 0,5 mg/dia. Equilíbrio desejado, entre a eficácia e os efeitos colaterais, com doses de 1 a 2 mg/dia, mas alguns poderão necessitar de doses de até 4 mg/dia.  O tratamento deve ser descontinuado gradativamente.
  • Como ansiolítico em geral: 0,25 mg a 4,0 mg ao dia.
  • Fobia social: 0,25 mg/dia até 6,0 mg/dia. Em geral, a dose recomendada deve variar entre 1,0 e 2,5 mg/dia.
  • Transtorno afetivo bipolar: 1,5 mg a 8 mg ao dia. Em geral, a dose recomendada deve variar entre 2,0 e 4,0 mg/dia.
  • Depressão maior: 0,5 a 6,0 mg/dia. Em geral, a dose recomendada deve variar entre 2,0 e 4,0 mg/dia.
    .

.

Este é um resumo da bula do medicamento.
Fabricante: Roche

.

 

LEMBRE-SE
NÃO USE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
.

169 Responsesto “Bula de Remédio – Rivotril (Clonazepam) – Roche”

  1. Luiz Carlos Azambuja says:

    - Lab. ROCHE: – - Prezados Senhores:-
    Tomo Rivotril – 1 comp 2 mg – à noite – junto com Proximax-20 mg – 1 comp. – sinto-me bem desde que comecei a tomar essa combinação – p/depressão, sindrome do pânico e ansiedade etc (estresse – insônia, idéias de suícidido, de cometer homicidios…) e desde que comecei a tomar (02/01/2009) quando fui para no Hospital c/sindrome do pânico, altamente ansioso, estressado – já com depressão – desde então tenho tomado esses dois medicamentos e pelo que o Médico-Psiquiatra falou-me vou tomar por um bom tempo – talvez anos! Sinto-me bem com essa combinação – estou mais tranquilo e abandonando idéias não sociáveis (suícido, homicidio, etc…) – portanto posso dizer que creio estar fazendo o tratamento correto. O único, digamos, agravante, é que acordo com dores de cabeça – pois tb acordo tarde (por voltas das 9 hs / 11hs – mas isso não é problema) – o problema é essa dor de cabeça. – Como tenho “Diabetis” (tipo II) e tb estou fazendo tratamento p/”Úlcera” – então tenho restrição de meu Gastro e meu Endócrino a vários medicamentos que prejudicam tanto a Diabetis e principalmente a “Úlcera”. – Então tomo somente medicamentos a base de “Dipirona” para essas dores de cabeça – que às vezes cortam – e às vezes não! Gostaria de saber o nome de algum medicamento que eu poderia tomar para essas dores de cabeça – mais eficaz – que não interfira nos medicamentos que tomo para “Diabetis”, “Úlcera” e tb – a “Depressão”.
    Para a “Diabetis” estou tomando o Glucovance 2,5/500 (Metformina) e para “Úlcera – o Nexium 20 e 40 alternados; e também tomo “Meleato de Enalapril” 10 mg – para controlar a pressão.

    - Aguardo uma orientação/sugestão e antecipadamente agradeço.
    Luiz.Carlos.A.Azambuja. .`.

    • efeitos colaterais says:

      Olá, Luiz Carlos.
      Não sei se entendi seu comentário, pois parece que estaria endereçando uma solicitação aos laboratórios Roche.
      Este Blog não é feito por profissionais da área de saúde, e serve apenas como curiosidade e fonte de informação. Não poderia então, te dar uma indicação de medicamento, mesmo que soubesse (e não é o caso).
      Te sugiro que informe isso tudo ao seu médico, e siga suas orientações.
      Espero que encontre algo que te traga melhoras.

  2. Andrea says:

    Gostaria de saber o melhor horário para tomar o Rivotril, tomo 0,5 (comprimido) a noite antes de deitar, por vilta de 22h, mas não estou tendo sono.E quando chega de manhã para acordar é um sacrificio, se deixar fica na cama a manhã toda.
    Isso é normal!? Queria dormir a noite e não de manhã;pois tenho que estar com a cabeça boa e com disposição para trabalhar.

    • efeitos colaterais says:

      Olá, Andrea.
      Fale dessa tua dificuldade com teu médico, que ele poderá melhor te orientar.

    • Adinha says:

      Andreia, vc tem q tomar o remedio mais cedo.
      Tbm tomo 0,5 comecei a pouco tempo não conseguia dormir a noite e agora está melhor. Tomo por volta das 20;30h.
      Mas realmente pela manha dá uma preguiça mesmo, mas tenha força, tome um bom banho e tudo passa.

  3. Paulo says:

    gostaria de saber qualk a dosagem ( gotas) para ter uma noite tranquila. pois tomo somente quando nao consigo dormir direito por uma anciedade qualquer. geralmente tomo 1 gota mas nao resolve , algumem pode me ajudar..

    • efeitos colaterais says:

      Paulo, procure um médico.
      O uso desse medicamento sem prescrição médica pode ser perigoso.

  4. fabiana says:

    ei gente eu queria saber se esse remédio elem de ser tranquilizante ele serve omo remédio para durmir é? pq minha mãe toma ele e depois fica com muito sono e ainda fica falando dormindo vcs podem me responder isso? por favor eu preciso dessa resposta urgente pq não é só a minha mãe que toma esse remédio é quase toda e parte de minha família de mãe e eu não quero que aconteça nada de ruim nem com minha mãe e nem com a minha família enteira por favor me responde isso urgentemente que amanhã eu entro nesse site de volta para saber a resposta por favor preciso desse resposta até amnhã.. beijos,fabiana.

    • efeitos colaterais says:

      Oi, Fabiana.
      Qualquer medicação controlada, quando utilizada sem o conhecimento e acompanhamento de um médico, pode ser prejudicial.

    • Adinha says:

      Fabiana, esse remedio realmente causa sono. Este é um dos casos para qual ele é indicado, pois devido a alta ansiedade se perde o sono. Por isso a indicação do RIVOTRIL.

  5. Olha Paulo, vc toma 1 gota qdo acha necessidade. Faço uso do Rivotril (ROCHE) – Clonazepam, na apresentação liquida, pelo menos 3 anos, tb qdo necessario, e posso falar com segurança, 1 gota vc observou não funcionar, em geral não se prescreve 1 gota em casos como o seu, mas sim 2 gotas. Esse medicamento até onde se sabe é seguro, bastante usado tem varias decadas, vc pode experimentar seu “ponto de equilibrio” devagar, conheço pessoas que tomam pelo menos 6 anos esse remedio e 30 a 40 gotas sem problemas. Cada caso é um caso, faça como eu, ajuste devagar a droga ao ponto de sentir seus efeitos, sujiro que tome 3 gotas e verifique os resultados. Vc poderia experimantar a nova apresentação do produto em disposição sublingual, mais para casos como o seu, esporádico. Uma coisa interessante nas pessoas que conheço e que fazem uso deste medicamento, acordam ou mau-humorados ou com dor de cabeça, nestes casos é de bom alvitre que se aconselhe com um especialista da área, ele pode ajustar suas doses e administrar outros fármacos que minimizam esses efeitos ditos colaterais do clonazepam. Cuide do estomago e rins ao usar prolongadamente o produto e tenha em mente que o estomago é quem mais padece, veja a sensaçao de queimação que o Rivotril causa colocando-se uma gota na lingua, agora imagine o que sente seu estomago. Cautela sobretudo. Abraços e Boa Sorte.

  6. israel says:

    Oi!
    Uso rivotril, e tenho alopecia androgenetica e gostaria de saber se o rivotril pode aumentar a queda de cabelo?
    Aguardo a resposta!
    Muito obrigado!

    • joao says:

      israel fica triste não amigo, eu também tomo rivotril e também estou ficando careca, ou cabeça de aeroporto. esquenta não mano.

  7. jose alves says:

    tomo dois comprimidos por dia de 2mg,esse medicamento pode me causar impotencia sexual ?

    obs-o email é da minha filha
    agradeço desde ja a resposta.

  8. milena says:

    qual é o melhor rémedio para tratar ansiedade e panico alprazolzm ou rivotril

  9. geni says:

    eu
    tomo
    rivotril subilingual 0,25mg eu ponho embaixo da lingua 1 vz ao dia mas nao estou me sentindo bem sinto minha cabeca ruim o dia todo nao posso entrar em ambiente fechado que passo mal gostaria de saber se posso tomar mas de comprimido po dia

  10. maira says:

    gostaria e saber se o rivotril causa galactorreia e amenorreia, pois tomei outro remedio que causou galactorreia gostaria de mudar para o rivotril.

  11. vantoaa says:

    Tomo 3 comp de 2mg por dia a 5 anos e estou tentando parar de usar porque descobri que sou dependente quimico, mas não estou conseguindo por causa da abstnência, que é muito forte, msm tirando aos poucos. Gostaria de saber se existe algum tratamento para ficar livre desse remédio? … No meu caso tem como eu parar ou vou ficar dependente pro resto da vida?

  12. quero saber se o rivotril emagrece espero resposta

    • shirleyfatimaalves says:

      sou portadora de psoriase e tomo rivotril de 0,25, tres vezes na semana, mais venho notando que estou acima do peso, depois que começei toma-lo.
      O rivotril engorda, espero anciosa a resposta…..
      Mas para psoriase me melhorou um pouco, fiquei mais calma, durmo melhor… Atenciosamente….

  13. marcia says:

    tomei este remedio durante um ano, e foi um dos mrlhores remedis que tomei ate hoje para ansiedade, mas larguei a um mes porque fiquei com medo de viciar, e estou tomando mirtazapina para induzir o sono e otimo so que me da muita fome e eu nao estou gostando disso. vou a um psiquiatra terca feira vamos ver o que ele diz. tenho vontade de voltar com o rivotril e seje o que deus quiser mas vou esperar para falar com o medico ou quem sabe fazer uma terapia. tomo tambem 20mg do pondera a 8 anos e me faz muito bem so que tenho muita insonia, mas vou esperar um profissional me dizer o que devo fazer e volto a comunica-los

  14. DENISE LOPES BRITO says:

    OI BOA NOITE GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM POBLEMA ,TOMAR RIVOTRIL JUNTO COM O NOCTL 2MG.
    POIS O MEDICO NEUROME ME RECEITOU RIVOTRIL E O CIRURGIAÕ ME RECEITOU NOCTAL.
    SERÁ QUE POSSO TOMAR,OS DOIS JUNTOS POIS ESTOU EM DUVIDAS?
    OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA.

  15. mi says:

    sou portadora de psoriase, logo ansiosa e compulsiva aos extremos
    tomo rivotril associado a trofanil e mesmo assim fico ligadona “sem sono”
    por outro lado se não tomo essas drogas entro em panico stress medo de tudo.sou acompanhada por uma psiquiatra.
    Mais tudo isso ainda é muito novo pra mim so se manifestou apos quando
    tive um problema serio no meu trabalho há +- 3 meses
    Sera que isso tem cura ??????

  16. ana Carolina says:

    tomei revoltril 2,0 uma vez fui na casa de uma amiga e nem lembro oke aconteceu, ate em seguida minha filha foi junto…dei um branco total mesmo meu pai falando o episodio fui perguntar a ela e ela disse foi isso mesmo

  17. Ana says:

    Tomei o tal do rivotril 9 anos,indicado por uma péssima médica, Maria Teodorowic Reis. Eu confiava nela, e, não questionei. Cheguei a ingerir até 6 mg por dia. Graças a Deus, uma amiga, orientou-me pra procurar outro médico, que mostrou-me o alto grau de dependencia em que me encontrava…
    Tive crise de abstinencia. Quanta dor! Passei a tomar Gabapentina, que diferença… Não é TARJA NEGRA, e posso até ficar curada! Diferente do rivrotil, que não cura, mas, “alivia os sintomas”. Quero processar essa médica.

    • Andréa says:

      Oi Ana tudo bem?
      Li seu depoimento sobre o rivotril e gostaria de saber como você fez para parar de tomar ele sem ter crises de abstinência?
      Pois eu já venho tomando ele a mais de 3 anos e sinto que ele não resolve o meu problema e o pior é que cada vez mais me sinto refém dele.
      Se puder me responder eu te agardeço.
      Um abraço

  18. jackeline says:

    Olá,gostaria de saber se o uso do medicamento rivotril da retençao de liquído e se causa inchaço .

  19. Princesa.Rj says:

    Começei a tormar o Rivotril após três crises de ansidade na mesma semana, estou meio reciosa mas ciente de que preciso confiar no profissional que me receitou, da mesma forma que não gostaria de ter novamente a crise.(Tremor e Batimento Cardíaco muito acelerado.);uma sensação horrível e o pior estando em ambientes públicos desenvolvendo as minhas atividades relacionadas ao meu trabalho. Tenho o por quê em ter medo, penso em não tomar hoje talvez achando já estar melhor, pois apesar do médico ter me dado ontem três dias para descansar, me senti bem e já vim hj trabalhar.

    • wal says:

      Passei por tudo isso que você revelou e mais um pouco. O rivotril dá uma sensação de segurança pois tem efeito relaxante e ainda o tomo à noite, só que é preciso também da “sertralina” pela manhã, porque essa sim é o antidepressivo que vai arrumar a bagunça que fica na nossa cabeça. Não podemos nos entregar a depressão, assim como não devemos achar que depois de uma melhora estamos curadas. Interromper o tratamento é perigoso. Não depende somente de nós, a rapidez da melhora e sim da nossa química corporal. Um psicólogo acompanhando ajuda muito e a partir daí, cada conquista tem um sabor que só quem passa por isso sente.

  20. Alessandro de Jesus says:

    Apos tomar o Rivatril pode se ingerir alcool quanto tempo depois?

  21. Alessandro de Jesus says:

    Apos tomar o Rivatril pode se ingerir alcool quanto tempo depois?

  22. Helvecio Frigerio says:

    Solicito esclarecimento quanto ao uso do Rivotril quanto ao efeito colateral no que diz respeito a ereção e a ejaculação.
    Agradeço pela atenção.

  23. hudson says:

    comecei a tomar rivotril gostaria de saber se vai me causar impotencia porfavor me ajude com essa resposta>

  24. fabiano says:

    po esse remedio medeo efeitos colaterais o que tenho que fazer?

    • MARCONE FALCAO says:

      GOSTARIA DE SABER SE TOMAR RIVOTRIL, DURANTE A SEMANA, E NO DOMINGO TAMAR CERVEJA ,O QUE PODE MIM ACONTECER.

  25. flavia says:

    A minha mãe está em tratamento com rivotril há quatro anos. Agora ela sente-se melhor, mas ainda toma a dose diária para conseguir dormir. Pergunto se há algum impedimento para conduzir veículos, mesmo que durante o dia somente. O médico não me informou sobre essa particularidade Obrigada, Flávia

  26. Helen says:

    Olá, minha sogra esta tomando esta medicação, juntamente com outras 2 medicações anti depressivas. ela estava muito bem ate começar a tomar as medicações, sempre muito ativa, trabalhando o dia todo e agora só quer dormir, ficou apatica, com dificuldade de falar, confusa, dor de estomago, enfim, varios sintomas descritos nas reações adversar. Porem o medico diz que tudo é “normal”. Gostaria de saber, se isso tudo é normal mesmo, pois ela esta tomando o remedio a 1 mês, e continua com os sintomas adversos… Não seria o caso de trocar a medicação por uma que não lhe cause tantas reações adversar?

  27. Cyro says:

    Ola. Sofro de insonia e soh durmo de dia. Gostaria de corrigir isso e comecei com rivotril 2mg e funcionou mto bem, capotei nas primeiras vezes dpois a segunda caixa q comprei parece falsficada pois nao obtive efeito algum. PRa mim era farinha, gostaria de saber como eu resolvo isso, ja q tenho receita medica. O mesmo aconteceu com a ritalina. Obrigado.

  28. Maria Ivanilda says:

    Meu filho de 14 anos toma Anafranil de 25mg. Pois faz xixi na cama, essa noite tomou meu Remédio Rivotril de 2 mg. a metade. está muito sonolento.
    Pode me dizer se tem algum problema?

  29. dinarte says:

    sou portador de enfisema pulmonar e glaucoma,a pergunta e posso beber cerveja uma vez por mes

  30. esse remedio é orrivel o efeito colateral dele. esse remedio serve para relaxar mas é orrivel porque ele provoca olheiras e doras se nao relaxar afff

  31. esse remedio é orrivel o efeito colateral provoca olheiras e dores se nao relaxar
    afffff

  32. wani mendes says:

    gostaria de saber se grávida posso tomar rivotril

  33. efeitos colaterais says:

    Minhas desculpas aos leitores, pois não aprovo e respondo comentários desde Abril, quando comecei a entrar em uma crise. Agora estou voltando aos poucos a cuidar do blog, mas obviamente não poderei responder os 371 comentários que aprovei hoje.
    Só gostaria de lembrar algumas coisas:
    Não sou médico, sou um paciente que pesquisa sobre o assunto.
    Não respondo nada que ajude na auto-medicação. Se você não tem um médico, procure um para saber o que usar.
    Se quer combinar medicamento com drogas, inclusive álcool, o problema é seu.
    Não respondo perguntas do tipo: “Posso tomar…”, porque, como já disse, não sou médico.
    Vou passar a não publicar esses tipos de perguntas, pois podem me prejudicar (e ao blog).
    Quanto aos que elogiam ou agradecem, ou tiram algum proveito, fica meu agradecimento e desejo que retornem.
    Obrigado à todos e espero dar a atenção necessária a partir de agora.
    Eric Coutinho

  34. san says:

    passei u dia no quarto escuro só chorando, foi quando tmei 4 comprimidos de rivotril pra poder dormir e os sintomas passaram e nao tive sono o que significa?

  35. priscilla says:

    Eu me dei muito com rivotril ele me alivia muito me sinto bem melhor quando tomo .

  36. efeitos colaterais says:

    Significa que você está se auto-medicando, e não há nenhuma segurança nisso. Procure um médico.

  37. Queria saber se da dor de cabeçã, queda de cabelo, toma as 10:00hs, e as 3:00hs da manhã já acordo, obrigada!

  38. Irene Azevedo says:

    Meu filho esta tomanho 10mg de rivotril por dia 0,5 pela manhã e 0,5 a noite ele tem 10 anos só que o sono dele não alterou muito e continua muito nervoso pode acontecer o efeito contrario em vez de acalmar almentar o sistema nervoso da pessoa

  39. Luiz Nobrega says:

    Tenho “pavor” de ficar dependente de qualquer tipo de medicamento.
    Tomo o Rivotril (0,5mg) apenas quando “sinto” que vou ter problemas para dormir, ou quando estou muito ancioso. Talvez, por isso não tenho obtido os resultados esperados. Continuo com dificuldade de relacionamento, irritado quase sempre e adoro ficar sozinho. Será que se tomar diariamente como receitado melhoro sem viciar?

  40. andressa says:

    pow eu tenho 15 anos e tomo 7 gotas e fico normal.

  41. Antonio says:

    bebo rivotril a 7 anos e estou com problema sexual nao consiguo ejacular ,meu tempo de ere;ao e pouco tempo .sera que e a medica;ao

  42. Jessica says:

    Olá, gostaria de saber se o Rivotril ajuda na cura da Bulimia nervosa?

  43. bruna silva says:

    turma.. tenho 28 anos, tomo rivotril a 02 anos e pondera também.. rivotril tomo 0.5 mlg para dormir a noite, pois tenho insonia. Pondera tomo de manhã depois do lanche para evitar dores de estomago. Mesmo assim sinto incomodo estomacal. alguém já passou por isso e pode me ajudar? agradeço.

  44. bruna silva says:

    Luis nobrega
    doses pequenas de rivotril não causa dependencia.tomo 0.5 miligramas a noite e fiquei 06 meses sem tomar e agora voltei a precisar.tive um médico aqui muito experiente e me falou isso. foi dito e feito, não viciei em rivotril. fique tranquilo. doses altas pode causar sim dependencia se vc for predisposto a dependencia. converse com seu médico psiquiatra.

  45. ADRIANA says:

    COMECEI A SENTIR DEPRESSÃO E MUITA ANSIEDADE DEPOIS DE FATOS TRAGICOS QUE ACONTECERAM EM MINHA FAMILIA,COMECEI A FAZER TRATAMENTO HÁ TRÊS MESES COMECEI CO ALPRAZOLAN 1mg E CLORIDRATO DE SERTRALINA 50mg,ESSA SEMANA FUI A MEDICA E CONSTATAMOS QUE O ALPRAZOLAN NÃO ESTAVA FAZENDO EFEITO ENTÃO ELA RECEITOU RIVOTRIL 2mg ESTOU TOMANDO A 1 SEMANA AINDA NÃO SENTI POSSIVEIS EFEITOS COLATERAIS TENHO MEDO DE ME CAUSAR DEPENDENCIA E VIVER SEMPRE COM MEDO DE PARAR O TRATAMENTO E VOLTAR A SENTIR,ANGUSTIA,MEDO,AFLIÇÃO,PANICO E ANSIEDADE

  46. Mariana says:

    Eric, seu blog é muito bacana. Espero que estejas bem e entendo quando vc diz não mais publicar certos tipos de posts. realmente, as pessoas vão pesquisando pelo Google e, muitas vezes, no desespero, saem perguntando a tudo e a todos.
    Tb não sou médica, sou usuária esporádica de Rivotril há 1 ano. Digo esporádica pq sou péssima com remédios, esqueço etc. Uma pena. Tb não posso dar diagnósticos, mas posso dar uma dica, pq talvez essa seja uma confusão que muitos fazem: gente, o Rivotril não é um medicamento “para dormir”, ele é um medicamento utilizado no tratamento da ansiedade e seus transtornos. Além disso, é indicado tb no tratamento da epilepsia. Portanto, é normal que, muitas vezes, a pessoa tome o Rivotril, fique tranquila, mas, não necessariamente, com sono. É por isso que muitos médicos (pelo menos os bons) receitam o Rivotril junto de um medicamento indutor do sono, como o Olcadil, por exemplo. MAS, POR FAVOR: não façam misturas aleatórias, por conta própria. Procurem um médico no qual vocês confiem.
    Um grande abraço a todos!

  47. ajfn says:

    gostaria de saber de rivotril ,o seu uso pode causar impotencia sexual?

  48. says:

    Olá. Boa tarde. Eu tomava Rivotril, 0,5mg, pois me deu umas crises de ansiedades e panicos, mas fui ao
    psiquiatra. E ela me disse o seguinte: caso vc tivesse 60 anos, lhe recomendaria esse medicamento sem problemas, mas como vc é novo vou lhe recomendar Amitriptilina 25mg para dormir bem e curar o seu estado de depressão, pois o Rivotril e todos faixas pretas tem o problema de causar com o tempo perda de memória e tb dependencia quimica. Então essa seria minha opinião, mas sei que em alguns casos deve ser tomado esse medicamento e com o tempo a pessoa melhora e não precisa mais tomar, mas sempre diminuindo a dose graduativamente.

  49. Marcio de Souza says:

    Eu tomo Clonazepam 2 mg há 07 anos de noite, para me sentir melhor
    durante todo o dia, devido a fobia social que padeço, será que se eu falar c/

    o médico para trocar para diazepam 5mg, haverá algum problema?

  50. paulo says:

    Luiz Nobrega não terás epilepsia? pergunta a um neurologista.

    eu já tomei rivotril 2 mg e não senti nenhum sono com iss0. não consigo dizer nenhum efeito de este medicamento consigo dizer de muitos mas deste nada.
    nem calmante,nem sono,nem parar de tremer. tal como artane não sinto nada.

    ericcoutinho parabéns pelo seu site (blog) gostei muito da forma que você fala nos comentários. encontrei este site porque ando a fazer pesquisa sobre medicamentos. estou mal mas já estive muito pior. sinto um formigueiro no corpo todo e estou á procura se posso tomar akineton com carbamazepina.
    a psiquiatra privada meteu.me marado e nao sei se vou voltar ao normal. neste momento estou a ressacar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários por email. Você também pode assinar sem comentar.