Bula de Remédio: Depakene (Valproato de Sódio) Abbott

depakene_acido_valproico_anticonvulsionante_antimaniaco_bula_remedioNome Comercial: Depakene®

Nome Genérico: Valproato de Sódio

.

Formas farmacêuticas e apresentação
Cápsulas 250 mg: embalagem com 25 cápsulas.
Comprimidos revestidos 300 e 500 mg: embalagens com 25 e 50 comprimidos de liberação entérica.
Xarope: embalagens com 1 frasco de 100 ml.
USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Observação: As cápsulas são de Ácido Valpróico, e os comprimidos revestidos e o xarope são de Valproato de Sódio (300mg de Valproato equivale a 260mg do ácido)

.

Indicações

DEPAKENE (ácido valpróico, valproato de sódio) é indicado em quadros de ausência, convulsões febris, espasmos infantis (síndrome de West) e crises acinéticas.

Contra-indicações
Não deve ser administrado a pacientes com doença hepática.

.

Interações medicamentosas
Fenitoína
, carbamazepina e fenobarbital (ou primidona) podem duplicar a depuração de valproato. Não recomendado o uso concomitante com álcool.

.

Reações adversas
Como o valproato é freqüentemente administrado com outras medicações, não é possível estabelecer se os efeitos adversos são associados ao mesmo ou à combinação de medicações.

Dor torácica, inflamação, astenia, febre, dor lombar, mal-estar, calafrios, rigidez no pescoço, edema de face e periférico, náusea, vômito, indigestão, dor gástrica, diarréia, dispepsia, cólica, dor abdominal, flatulência, hematêmese, eructação, abscesso periodontal, incontinência fecal, glossite, estomatite, boca seca, gastroenterite, constipação, anorexia, aumento do apetite, vasodilatação, taquicardia, bradicardia, hipotensão postural, hipertensão, hipotensão, palpitações, vasculite cutânea, sintomas de gripe, infecções, sinusite, aumento da tosse, pneumonia, epistaxe, bronquite, rinite, faringite, dispnéia, ataxia, cefaléia, diplopia, ambliopia, asterixe, escotomas, disartria, vertigem, ansiedade, confusão, alterações na fala, andar anormal, incoordenação motora, nistagmo, zumbidos, amnésia, hiperestesia, hipertonia, parestesia, hipocinesia, discinesia tardia, reflexos aumentados, agitação, reação catatônica, alopécia, sonhos anormais, depressão, alterações de personalidade, nervosismo, agressividade, hostilidade, hiperatividade, mialgia, contrações musculares, artralgia, artrose, dor óssea, cãibras, miastenia, trombocitopenia, surdez, deturpação do paladar, visão anormal, conjuntivite, olhos ressecados, dor nos olhos, otite média, dor de ouvido, enurese, incontinência urinária, vaginite, dismenorréia, amenorréia, menstruação irregular, metrorragia, hemorragia vaginal, aumento da frequência urinária, infecção do trato urinário, cistite.

.

Posologia

Dose inicial de 15 mg/kg/dia. Dose máxima de 60 mg/kg/dia.

.

Este é um resumo da bula do medicamento.
Fabricante: Abbott

.

LEMBRE-SE
NÃO USE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

36 Responsesto “Bula de Remédio: Depakene (Valproato de Sódio) Abbott”

  1. fred gusmao says:

    sou usuario de depakene a 5 anos…. mas sempre aos fins de semana me deparo na praia tomando um vinho ou uma caipirinha…. a bula nao há clareza a respeito….quais as consequencias????

    obrigado

    prof dr fred gusmao

  2. manuela says:

    Para Abbott , Depakene entende-se que é A.valproico ou valproato de sódio,para registro de psicofarmacos de acordo com a port 344, são sais diferentes cada qual um registro.
    Para aviar uma receita com esta prescrição ,torna-se confuso.
    Peço-lhes esclarecimento,desde já agradeço

  3. efeitos colaterais says:

    Minhas desculpas aos leitores, pois não aprovo e respondo comentários desde Abril, quando comecei a entrar em uma crise. Agora estou voltando aos poucos a cuidar do blog, mas obviamente não poderei responder os 371 comentários que aprovei hoje.
    Só gostaria de lembrar algumas coisas:
    Não sou médico, sou um paciente que pesquisa sobre o assunto.
    Não respondo nada que ajude na auto-medicação. Se você não tem um médico, procure um para saber o que usar.
    Se quer combinar medicamento com drogas, inclusive álcool, o problema é seu.
    Não respondo perguntas do tipo: “Posso tomar…”, porque, como já disse, não sou médico.
    Vou passar a não publicar esses tipos de perguntas, pois podem me prejudicar (e ao blog).
    Quanto aos que elogiam ou agradecem, ou tiram algum proveito, fica meu agradecimento e desejo que retornem.
    Obrigado à todos e espero dar a atenção necessária a partir de agora.
    Eric Coutinho

  4. Leandro Rodrigues Azambuja says:

    Descobri que sofro de crises de ausência à + ou – 10 anos. Sofro mais com o lado psicológico do que com as crises própriamentes ditas. Estou fazendo tratamento desde o início. Por causa das mudanças de empresas e é claro, também dos convênios, tiver que trocar de médico. Comecei com Tegretol e estou agora com depakene 250mg, 5 cápsulas ao dia. Muito já chorei em casa e na minha empresa diante à um colega por depressão. Passa pela minha cabeça em abandonar tudo e a todos porque acho que sou um peso grande na vida dos outros. Sou casado, tenho um filho. Por favor me ajudem!!!

  5. efeitos colaterais says:

    Converse com teu médico, Flávio. Se estiver realmente tendo episódios de depressão, ele saberá te encaminhar ao tratamento adequado.
    Um abraço.

  6. luiza says:

    meu namorado toma depakene 500mg desde muito jovem noto q ele tem pouquissimo esperma ele podera ser pai no futuro

  7. luiza says:

    quero saber se usar por muitos anos dekapene 500mg o homen fica esteril

  8. JUCYNHA says:

    minha filha de 5 anos esta tomando depakene estou muito ansiosa pra saber se vai dr certo …. sofro muito pois não seio quais são os efeitos contrario q eles causam

  9. Dina says:

    Eu tive duas crises convulsivas em 16/11/05, estava grávida de 29 semanas e meu bebê nasceu prematuro extremo. Hoje ela (Julia) já vai fazer quatro aninhos em 29/11/09. Passei por uma cirurgia no cérebro para a retirada de um cisto epidermoide, tomei Gardenal 100mg até abril deste ano e agora tomo Depakene de 500mg duas vezes ao dia. Realmente, de vez em quando tenho umas crises depressivas mas nada melhor do que avisar ao neuro e passar com o psicólogo. Flávio, você precisa ter vontade de viver e o trabalho é muito importante para ajudar a amenizar a depressão…

  10. Renata says:

    Tenho um filho de 6 anos e já faz um ano e meio q ele toma depakene 250 mg (Há 3 meses a médica mudou para depakote) devido ao um exame de eletrocefalograma ter dado q ele tem eplepsia e convulsão. Fiz o eletro por ele ser muitissimo agitado (hiperativo) Porém ele nunca teve nenhum dos dois(ataque epletico e nem convulsão). Por ele nunca ter tido nenhum dos dois me doi ter q dar todos os dias o remédio a ele. Confesso q não levo tão a sério e não dou todos os dias. O q vc acha?

  11. maria da purificacao de oliveira says:

    Tive em janeiro de 2009 um principio de avc e a medica me receitou depakene para as crises de enxaqueca que tenho desde então,fiquei com medo ao ler a bula e dizer que era para quem tinha epilepsia mas voltei a medica e ela disse que não me preocupasse e tomei o remedio e estou bem melhor da enxaqueca.Achei legal sua posição em dizer que não é medico na verdade só o medico que sabe na verdade o remedio certo para cada caso e como no meu caso ,por ser leiga ia me privar de tomar o remedio por falta de informação.Parabéns pelo blog e boa sorte,

  12. mylene says:

    estou tomando esse remedio, mais estou engordando e acho q e o remedio
    e ele?

  13. damiana lima says:

    meu filho quando tinha 1ano e 11 meses teve 3 fortes convulsões febris,tratei-o com depakene durante 3 anos consecutivos,hoje está com 9 anos e esta curado em nome de jesus.

  14. monica maria says:

    eu nao lembro a hora que a medica prescreveu na bula eu gostaria de saber o horario que eu tenho que dar i remedio a meu filho.eu tou dando a noite mas tou em duvida.vc ponderia mim responde por favor,eu lendo a bula vi sempre dia ,mas estou dando a noite estouy certa ou errada

  15. THANIA BESSA says:

    tive depressão a 3 anos atrás, e ainda faço uso de anti depressivos, sou miuto anciosa e sofro bem com isso, pois me incomoda muito, imagina as pessoas que se relacionam comigo. sou funcionaria pública e retornei ao trabalho ha 1 ano, mais esqueço as coisas, onde guardei, o que se passou no trabalho, e muito cansaço mental. proucurei ajuda novamente e uma das medicações passadas foi o Depakene, não entendí bem o porque da minha necessidade em fazer uso dessa medicação. se alguém faz uso gostaria que comentasse para eu endenter melhor. Obrigada

  16. bruno peres coelho says:

    gostaria de saber se o depakene causa dor de cabeça grato.

  17. marcos says:

    posso usar depakene e cervejinha de vez em quando? obrigado!!

  18. samira says:

    tenho depressão há muitos anos e me trato com fluoxetina.
    Ultimamente, há cerca de dois anos engordei muito. engordei 20 kgs em duas semanas.

    fui ao endocrino que associou ao uso extensivo de fluoxetina e recomentdou que procurasse novo psquiatra. Assim fiz . ele manteve a fluoxetina e acrescentou depakene para que as oscilações de humor( evidentemente menores, mas existentes mesmo com a lfuo) fossem menores. Realmente em duas semanas de uso me senti mais energizada, porém to morrendo de medo de engordar . Dos vários elfeitos que li acima, uma porção eu não tive. apenas um pouco mais de sono e dor de cabeça. e qto ao peso, o qure vc tem a dizer a respeito?

    muito obrigada

    samira.

  19. Roberta says:

    minha filha de 09 anos toma depakene….há 06 anos tem crises de ausencia de dificil controle…o depakene resolve suas crises mas causa outro efeito gravissimo…como a queda de cabelo….ela esta totamente sem cabelo…sofre com isso…cai aos montes…comentei ha tempo com a medica…iremos tirar o remedio que lhe faz bem devido ao efeito colateral….que cada vez piora mais…infelizmente…a droga sempre ajudando e atrapalhando outro orgao do organismo….fico muito triste com isso…mas creio no Senhor que tudo isso vai acabar….aos outros leitores desejo muita saude….paz….esperança.

  20. Silvana says:

    Olá! Em uma consulta ao neuropediatra, através de um eletro, descobri que meu filho de 7 anos tem momentos de ausência e lhe foi receitado o depakene. Gostaria de saber mais acerca desse diagnóstico. Quem puder ajudar, agradeço desde já.

  21. Juliana says:

    Boa tarde,eu faço tratamento com depakene 250ml e nitrazepol 5mg desde 6 anos de idade ou seja já se passarao 15anos e ainda tomo esse remedio.Gostaria de saber se posso engravidar normalmente sem nenhum risco,pois fui ao meu antigo neuro e ele me disse que tinha que ficar internada seis meses ..Obrigada aguardo 

  22. Caroline Ferreirea dos Santos says:

    Olá!
    Meu filho Arthur está tomando Depakene a 8 meses, fazem mais ou menos 10 dias que ele não dorme, pode ser algum para-efeito do remédio? Pode estar acontecendo tanto tempo depois? Desde já grata! Abraços, Carol

  23. vivianezão says:

    Sofro de terriveis dores de cabeça, o medico me receitou depakene a dois anos atras. Mais nao tomei, será que posso tomar esse mesmo remedio para dor de cabeça que voltou este ano??

  24. meu filho tem covução desde 3 meses e ele toma depakenea so que não resolve as crises não sei mas o que faser por favor alguem me ajuda estou desesperada

  25. Alessandro says:

    Estou tomando Depakene a um mês. É um comprimido de 300 mg pela manhã e um de 500 à noite. Desde então estou sem ingerir qualquer bebida alcoólica, mas com as festas de fim de ano está mais dificil resistir. Será que posso tomar pelo menos uma garrafa de cerveja às sextas feira? Se for beber à noite, é melhor não tomar o remédio ou tomar um de 300 mg?

  26. selma says:

    gostaria de saber se esse remedio tira o libido ,e mancha a pele pois não tem nem um mes que estou tomando este medicamento e meu rosto esta todo manchado

  27. matilde says:

    minha fihla toma depakene a 2 anos
    mas ultimamente esta desenvolvendo um quadro de
    hipotermia chega a 33,3 º ,gostaria de saber se pode ser do depakene os médicos acham q pode ser,sua temperatura não esta normalizando mais.obrigada.

  28. matilde says:

    minha filha toma depakene a 2 anos
    mas ultimamente esta desenvolvendo um quadro de
    hipotermia chega a 33,3 º ,gostaria de saber se pode ser do depakene os médicos acham q pode ser,sua temperatura não esta normalizando mais.obrigada.

  29. moniele says:

    sabe eu ja tenho quase 1 ano tomando depakene mais o meu medico ñ me falou o pq eu teria que tomar ,pois eu fui para o neurologista por causa da minha dor de cabeça continua…… eu gostaria de saber mesmo porque esse remédio….

  30. Joao Paulo Ribeiro says:

    Eu tomo Depakene 500mg ,gostaria de saber se posso tomar uma cervejinha de vez em quando …..obrigado

  31. eu sou a mãe da Larissa e eu fico mto preocupada quando dá a crises nela mais como ela toma o remédio depakene de 500mg um cedo e um a noite,e eu quero saber porque dá crise nela.

  32. iara says:

    estou tomando depakene devido a uma depressão e estou muito irritada é seguro?? e o médico falo que vo dormi mas não estou dormindo.

  33. Pri says:

    Descobri esta semana que meu namorado tem crises de ausencia, e faz o tratamento com Depakene há 10 anos. Quais as chances de cura desse tipo de disfunção mental?? Quais os agravos??? Gostaria de saber mais sobre o assunto.

    Muito grata!

  34. ana paula says:

    Bom dia,
    Gostaria de uma informação estou com crises de ausência e estou tomando 750 mg de de Depakene eu engordei 5 kg estou fazendo regime além disso tenho também cãibras e um pouco de confusão mental você sabe como tratar esses efeitos colaterais de alguma forma natural….
    Ana Paula

  35. ze says:

    Olá minha descobri a duas semanas atras que minha filha tem crises de ausência isso me preocupa muito está cada dia mais dispersa bem aerea e tem falta de ar queria saber se o remedio causa esta falta de ar nela

  36. Olá, estou tomando depakene a um mes, estava tudo bem porem tem aparecido em meus labios algumas feridas como se fosse herpis e minha lingua queima feito fogo,,,,estou achando q é efeito do remédio,,só terei consulta daqui a dois meses,,ah eu tenho refluxo,,,,

    Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários por email. Você também pode assinar sem comentar.