Bula de Remédio: Tegretol (Carbamazepina) Novartis

tegretol_carbamazepina_epilepsia_transtorno_bipolar_bula_remedioNome Comercial: Tegretol

Nome Genérico: Carbamazepina

.

Formas farmacêuticas e apresentações
Comprimidos de 200 mg em embalagens com 20 ou 60 comprimidos.
Comprimidos de 400 mg em embalagem com 20 comprimidos.
Frasco com 100 ml.
Comprimidos CR Divtabs de 200 mg em embalagens com 20 ou 60 comprimidos
Comprimidos CR Divtabs de 400 mg em embalagem com 20 comprimidos.
Uso adulto e pediátrico

.

Indicações

Epilepsia (crises parciais complexas ou simples com ou sem generalização secundária), crises tonicoclônicas generalizadas, mania aguda e tratamento de manutenção em distúrbios afetivos bipolares, síndrome de abstinência alcoólica, neuralgia idiopática do trigêmeo e neuralgia trigeminal em decorrência de esclerose múltipla, neuralgia glossofaríngea idiopática, neuropatia diabética dolorosa, diabetes insípida central, poliúria e polidipsia de origem neuro-hormonal.

Contra-indicações
Pacientes com bloqueio atrioventricular; histórias de depressão da medula óssea ou porfiria aguda intermitente. Não é recomendado em associação com inibidores da monoaminoxidase (IMAO).

.

Reações adversas

vertigem, cefaléia, ataxia, sonolência, fadiga, diplopia, náusea, vômito, reações alérgicas na pele, distúrbios de acomodação visual, urticária, leucopenia, trombocitopenia, eosinofilia, gama-GT elevada, fosfatase alcalina elevada, secura da boca, edema, retenção de líquido, aumento de peso, hiponatremia, redução de osmolaridade do plasma, confusão mental, anomalias neurológicas.

.

Posologia

  • Adultos, formas orais: Dose inicial de 100 a 200 mg. Manutenção de 400 mg ao dia. Máximo de 1.600 a 2.000 mg ao dia .
  • Crianças (abaixo de 4 anos): Dose inicial de 20 a 60 mg ao dia.
    Crianças (acima de 4 anos): Dose inicial de 100 mg/dia. Manutenção de 10 a 20 mg/kg de peso corporal ao dia.
  • Neuralgia do trigêmeo: Dose inicial de 200 a 400 mg por dia.
  • Idosos: Dose inicial de 200 mg ao dia.
  • Síndrome de abstinência alcoólica: Média de 600 mg ao dia.
  • Diabetes insipido central: Média para adultos de 400 a 600 mg ao dia.
  • Neuropatia diabética dolorosa: Média de 400 a 800 mg ao dia.
  • Mania aguda e tratamento de manutenção em distúrbios afetivos bipolares: Dose usual de 400 a 600 mg ao dia.
    .

.

Este é um resumo da bula do medicamento.
Fabricante: Novartis

.

LEMBRE-SE
NÃO USE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

39 Responsesto “Bula de Remédio: Tegretol (Carbamazepina) Novartis”

  1. Fábio Alexandre Santos says:

    Minha esposa tem 40 anos e toma Carbamazepina a 10 anos, dois comprimidos de 200mg por dia, de manha e a noite, 12 em 12.h

    O que pode acontecer se ela esquecer e tomar no intervalo de 7:00 h?
    Aguardo resposta.

    • s says:

      Nada em tese, desde que ela retome a tomada no próximo horário habitual, sempre na dose recomendada pelo médico.
      abrçs.

  2. marcos zanatta says:

    uso a carbamazepina ha uns dez anos, e uma ou duas vezez por ano acontecia de nao consegui aguentar a ereção tudo normal agora com 40 anos esta frequente tem algo a ver com o uso?

  3. efeitos colaterais says:

    Minhas desculpas aos leitores, pois não aprovo e respondo comentários desde Abril, quando comecei a entrar em uma crise. Agora estou voltando aos poucos a cuidar do blog, mas obviamente não poderei responder os 371 comentários que aprovei hoje.
    Só gostaria de lembrar algumas coisas:
    Não sou médico, sou um paciente que pesquisa sobre o assunto.
    Não respondo nada que ajude na auto-medicação. Se você não tem um médico, procure um para saber o que usar.
    Se quer combinar medicamento com drogas, inclusive álcool, o problema é seu.
    Não respondo perguntas do tipo: “Posso tomar…”, porque, como já disse, não sou médico.
    Vou passar a não publicar esses tipos de perguntas, pois podem me prejudicar (e ao blog).
    Quanto aos que elogiam ou agradecem, ou tiram algum proveito, fica meu agradecimento e desejo que retornem.
    Obrigado à todos e espero dar a atenção necessária a partir de agora.
    Eric Coutinho

  4. José Pedreira da Cruz says:

    MInha esposa começou ontem a se medicar com a Carbamazepina e com o CLORIDRATO DE CLORPROMAZINA – hoje ela amanheceu com secura na, boca, dor de cabeça e sem urinar – Peço orientação no que devemos fazer.
    – MUITO OBRIGADO – José Pedreira

  5. VITOR HUGO says:

    QUAL O EFEITO DESTE REMEDIO NO FIGADO,PODE ALTERAR ALGO NO FIGADO?TOMO A 7 ANOS 3 VEZES AO DIA E MEU DOUTRO TA NOTANMDO ALTERAÇOES QUIMICAS NO FIGADO.ESTE REMEDIO USADO POR MUITO TEMPO CAUSA INTOXICAÇAO NO FIGADO?COMO EO FIGADO DE UMA PESSOA Q TOMO ESTE REMEDIO POR MUITO TEMPO?AGUARDO RESPOSTAS OK?GRATO

  6. Tatiane says:

    Gostaria de saber se o uso da carbamazepina diminui o ato sexual e qual os riscos causados no estômago. (Faço uso à dez anos 400g duas vezes ao dia)

  7. roselice says:

    minha mãe usa o tegretol 200 mg , para nevralgia do trigêmio, ha mais de 5 anos , e há 2 meses começou a ter coceira intensa pelo corpo, já fez tratamento para escabiose,
    passou no alergista que passou um creme de semente de uva, e comprimido para sarna
    , isso já faz 7 dias e a coceira continua a mesma coisa , está insuportável. que poderia ser, como se tratar se os médicos não chegam a conclusão, não pediram exames de sangue, nada
    . o que fazer nesses casos

  8. giovanini says:

    me desculpe aí mas t achei um grosso de carteirinha.
    vc nao me agradou

  9. iracema says:

    tenho uma irma de 55 anos nunca teve ataque epiletico, agora teve 4 crise, levei ao 24hs um posto de saude, o medico de plantao receitou tegretol, ela tomou mais esta se sentindo muito mal, ela relata como se estivesse tombando, do lado direito, desconforto mental, uma sensao ruim, deixou de tomar, na noite que teria de tomar, e pela manhã, acvonselhei a tomar a metade pela manha e tomar inteiro pela noite, por que ela tinha que sair de casa, o que voces me aconselha.

  10. iracema says:

    tenho uma irma de 55 anos nunca teve ataque epiletico, agora teve 4 crise, levei ao 24hs um posto de saude, o medico de plantao receitou tegretol, ela tomou mais esta se sentindo muito mal, ela relata como se estivesse tombando, do lado direito, desconforto mental, uma sensação ruim, deixou de tomar, na noite que teria de tomar, e pela manhã, aconselhei a tomar a metade pela manha e tomar inteiro pela noite, por que ela tinha que sair de casa, o que voces me aconselha.

  11. renato says:

    Tomo tegretol quase a 3 anos…. durante 2 anos tomei tegretol 200 mg 2 vezes aos dia…quando estva com 2 anos e meio tive outra convulsão….e
    passei a tomar 3 vezes ao dia….para minha surpresa tive outras 2 convulsões e passei a tomar 1 comprimido de manhã…1 de tarde… e 2 a noite…..passa-se 15 dias tive outra…. e o pior estava dirigindo, mas graças a Deus deu tempo de parar….e passei a tomar 5 comprimidos por dia… não é fácial pois até o organismo acostumar…. da tontura…enjoo…movimentos involuntários nas mãos…dor de cabeça…mas infelizmente acho que ainda vou tomar por muito tempo…. só gostaria de saber por quanto tempo ainda vou ter esses sintomas…..se alguem tiver um caso parecido me avise..

    • Roberto says:

      tenho 24 anos tomei por uma semana TEGRETOL brochei com minha mnamorada e continuo tendo dificculdades de ereção ::::::: nao aconteceu isso com vc??????????

  12. Ana says:

    Gostaria de saber se a carbamazepina 200mg é para tratamento de depressão.
    O médico nem mesmo falou comigo e já receitou, ou eu iria para um hospital para tomar algo injetavél. Depresiva estou mais não louca.
    Fiquei bem transtornada com isso e quero realmente saber se devo tomar, pois um comprimido que tomei, estou com suador sem parar, ancia de vomito, sonolencia e dor no estomago, sem contar a moleza nas pernas.
    Obrigada Deus abençõe vcs, ´se puder mandem por meu e-mail a resposta.

  13. renata says:

    precisava saber se tomar esse medicamento ,e estiver gripado ou resfriado e precisar tomar amoxilina ou diclofenaco ,se é normal haver reações além das que já existem por tomar o carbamazepina.

  14. Kátia Levy says:

    ola passei por uma fase de depressão, ansiedade, irritabilidade devido a problemas sociais e actualmente estou a tomar amitriptilina, maprotilina e bromazepan. Em conversa com meu psicologo disse me k tenho TOC p causa da minha mania de comprar coisas k nao fazem falta. Hj fui ao controle com a psiquiatra disse me que estes episódios são graves e para controlar a situação receitou me carbamazepine, meio comprimido p dia pk xtou a amamentar.
    Tenho dúvidas se devo tomar pk tdo k li sobre este medicamento reflete-se em episódios de convulsão, etce nada a ver com compulsão.
    Alguem ajuda me com esta duvida, pk tdo k kero é parar de comprar e controlar essa minha vontade louca. Eu tenho vergonha e, por muito tempo escondi este problema.

    • vanessa says:

      eu tomei carbamazepina durante mais de um ano para transtorno bipolar!a carbamazepina tbm diminui os episodios d mania q deve ser o teu caso!hoje so tomo bromazepam quando estou muito ansiosa!

  15. Paula says:

    Eu tenho uma filha de 12 anos e ela toma carbamazepina
    gostaria de saber se esse medicamento deixa a pessoa sem paciencia e
    agreciva com as palavras?

  16. Hael Zev says:

    Quais os efeitos colaterais mais comuns apresentados em crianças de 5 anos?

  17. Fabio says:

    Olá amigo minha filha tem 4 anos e a um ano começou a ter algumas crises convusivas de 3 em 3 meses receitaram para ela tomar tegretol estou com medo da seus efeitos colaterais nela, será possivel essa medicação estimular ela a ter disturbio mentais futuramente

  18. Eloah parisotto motta says:

    Bom meu marido esta começando o tratamento com a carbamazepina rivotril e fluoxetina a mais ou menos um mes a essa semana o neurologista dele aumentou as doses ele toma de manha 2 gotas de rivotril,1 capsula de carbamazepina 200g e um comprimido de fluoxetina e á noite 3 gotas de rivotril e 1 capsula de carbamazepina 200g.gostaria cde saber se o horaria tem que ser o mesmo todos os dias para ingestao dos remedios e quais sao as reaçoes que ele pode ter com esse aumento de 1 capsula de carbamazepina a mais ate o organismo acustumar????por favor aguardo a resposta o mais rapido possivel.URGENTE.grata.

    • Roberto says:

      tenho 24 anos tomei por uma semana TEGRETOL brochei com minha mnamorada e continuo tendo dificculdades de ereção mesmo quando parei de tomar

      • Frederico says:

        Há possibilidade da carbamazepina causar distúrbios sexuais, como a própria bula descreve, mas vc já não toma o remédio. Que tal analisar com o(s)médico(s) que faz(em) seu tratamento médico? É possível que a causa do problema seja outra. Pode ser apenas psíquica, ou outras. Faço votos que esteja, em breve, tudo bem.

  19. marisa roselaine andre da silva says:

    meu filho tomava carbamazepina 3vezes ao dia de 200 e um clobazande10 3vezes ao dia e depakene de 500 3 vezes ao dia a medica dele mandou que eu tirace dece depakene 250 3 vezes ao dia e aumentace carbamazepina de 400 3 vezes ao dia so que eu aumentei ele passou mal eu parei e fui tirando aos poquimho essemedico saomaluco nao da para confiar neles me descupe por favo mande um comentario sobre esse assunto

    • Ozanete Faustino Soares says:

      Sou Diabética Mellius Tipo 2 – TENHO:POLINEUROPATIA DIABÉTICA PERIFÉRICA. Sinto muitas dores nas pernas e pès, com queimores ,alfinetas e choques estáticos nos nervos abaixo dos tornozelos a tonalidade da pele está ficando marrom escuro digo: pigmentações. Vou iniciar hoje 05/03-2011 (noite _ 1/3 de CARBAMAZEPINA (NOME: TEGRETOL CR 200MG. ALTERANDO AS DOSAGENS NO DECORRER DA SEMANA. AVE MARIA! VI ESSE COMENTÁRIO E FIQUEI ASSUSTADA.ESPERO TER ÊXITO.PQ JÁ NÃO AGUENTO MAIS AS DORES E, SOBRETUDO,GASTAR TANTO DINHEIROS C/ RÉMEDIOS. DE TANTOS COMPRAR RÉMEDIOS,LOGO MAIS VOU ABRIR UMA FARMÁCIA,PQ A CADA MÉDICO QUE VOU, SEMPRE ELES MUDAM E, NADA DE SOLUÇÃO. AS DORES PERMANECEM VIOLENTAS.

      PAZ E LUZ!

      OZANETE.

  20. silvia says:

    tomo carbazepina e sinto tontura, e muito sono.
    quanto tempo leva para passar esses efeitos colaterais?

  21. JOELMA ROMANO says:

    QUERO MUITO SABER SE A GENTE SE ALIMENTAR (JANTAR POR EXEMPLO) BEM PRÓXIMO À TOMADA DO REMÉDIO (UMA HORA DEPOIS), SE ISSO PODE DIMINUIR OS EFEITOS DA CARBAMAZEPINA?

  22. pedro miguel says:

    tenho, 62a tomei tegretol desde os 35a, só alguns anos atras impercetívelmente ao vazer caminhadas, andei tomando agua em excesso e por isso comeceime a sentir, mal a noite depois de muits semanas, os
    exames de sangue, acusaram baixa de sodio,. retirada do tegretol. Até então não consegui, me adtapitar a outro medicameto com ajuda do medico.,…Gostaria de com qual medicamento o tegretol mais proximamente combinaria p/ que eu voltasse a usá-lo.
    grato …….perdro
    bhte. 27/09/2010

  23. aparecida cesario da silva says:

    gostaria de saber se o tegretol da visão confusa,coceira na pele,tontura ,dor de cabeça, zumbido no ouvido ,boca seca.agradeço.

  24. tania fernandes says:

    Oi meu filho é autista tem 15 anos ele começou ter crises convulçivas tem um ano está tomando 2 carbamazepinas de manhã um antes do almoço e 2 a noite fora 10 gotas de neuleptil e 2 clonazepan a noite gostaria de saber não é uma dose grande demais e quais os efeitos isso pode causar por favor pode tirar minhas duvidas agradeço..

    • efeitos says:

      Tania, siga as orientações do médico que acompanha o caso do teu filho.
      Caso fique em dúvida com relação às dosagens prescritas, não se acanhe de perguntar ou questionar diretamente o médico que prescreve. É um direito seu, como paciente, ou responsável por um paciente menor de idade, ser informada a respeito de tudo que envolve o tratamento.

  25. Lucilene says:

    Gostaria de saber se o uso da carbamepazina ajuda a prender o intestino? minha filha de 4 anos depois que passou a tomar o remédio vem tendo complicações serias de intestino preso. Grata pela atenção!

  26. lidiane maria de amorim says:

    eu gostaria de saber, se ocarmozepina enpede, a mulher de engravida. faz 2 anos que eu tento engravidar e nao consigo

  27. Já tomo a 7 anos o Carbazepina já estive muitas crises epileticas hoje quase não tenho ou não sei por que estou domino mas tenho todos os dias uma crise diferente mim sinto como um carro que peder sua foça e volta aos empuroes as vez mim machuco pouco mas e rapido logo mim levato os medicos sempre tenhe uma resposta igual não sei continue com a medicação. não bebo nem fumo não sei porque será que tenhe um medico que saiba o que esta acontecedo de verdade meu organismo já não aguenta mas de tanta subistacia
    qualque resposta entre em contato com minha pessoa (75)8160-9010 ou pelo meu Email*jailton_santosfsa@hotmail.com

  28. lucia mara de oliveira says:

    sou epiletica ha 21 anos, tomo tegretol (carbamazepina)400ml sou uma pessoa muito nervosa tomo remedio para depressao e para colesterol ,tive avc isquemico .

  29. Meu filho de 11anos é especial e precisa tomar este remédio Carbamasepina2% 10vidros 20mls 2x ao dia pelo fato de ter varias convulsões sem este remédio,sempre consigo este remédio na farmacia municipal mais dessa vez eles estão em falta com este remédio não tenho condições de comprar este remédio de fato,e na farmacia nem tem previsão de quando o terão. quero alguma informação de onde eu posso conseguir esse remédio o mais rápido possível,pois ele ja esta sem este remédio. Obrigado atenciosamente: Elliana (mãe).

  30. MARCELO says:

    O MEDICAMENTO A POUCOS DIAS DEVIDO AO TRANSTORNO BIPOLAR HOJE ESTOU BEM MAIS AGITADO LIMPANDO E ARRUMANDO TUDO UE VEJO PELA FRENTE …VC JÁ TEVE RELATOS SOBRE O MEDICAMENTO E ESSE TIPO DE ATITUDE DESDE JA VALEU!!!!!!!!!!!!!!

  31. Don Becerra says:

    Fui ao neurologista e, após ressonãncia magnética, ele me informou que os tremores nas mãos que tenho eram de “Tremores essenciais ” e foi-me receitado Primid 100 mg ( primidona), Troquei de médica p/ Diabetes melitus T2, e a nova médica, após exames de urina ( 576 de glicosuria )e sangue ( tudo normal, c/leve alteração p/triglicérides ) e exame de “eletroneuromiografia” ( segundo a médica realizante compatível com a idade e normal )e, c/ a seguinte conclusão = compatível c/ multineuropatia padrão desmielizante, sensitivo/motor, comprometimento simétrico distalem membros inferiores ( tenho leves formigamentos nós pés p/ diabetes e dores suportáveis nos quadris e joelhos ( tenho artroses, devido a uma ” fórmula de emagrecimento da USP” que me foi receitada p/médico amigo meu em julho/1995 e, que me fez perder 28,600 kg em 2,5 dias, tendo entrado praticamente “morto” no HOSPITAL ANA COSTA/SANTOS-SP,c/pressão art. 4×0,constatada necrose dos rins e, tendo sido submetido a 15 hemodiálises.Na 14a e após 17 dias de UTI, sem esperanças de vida, meus rins MILAGROSAMENTE voltaram a funcionar.Pesava 98,600 kg ( 1,75m) e, pesei 70 kg p/fazer a 1a diálise.Passei mais 20 dias num quarto do hospital. Qdo tive alta, não conseguia andar nem escrever, daí as artroses e tremores. A doutora me receitou CARBAMAZEPINA 200 MG.Relutei em tomá-la e, ela me ameaçou dizendo que meu estado era muito grave.Após 15 dias, e sendo acometido de impotência sexual, relí a bula dos dois fármacos, notei os efeitos colaterais: impotência, visão borrada,retenção líquida, etc..etc.Parei de tomá-los e, tudo voltou ao normal.Completo 66 anos em abril e, sempre tive atividade sexual normal (2-4xsemanal ou mais).Resolvi substituir os médicos novamente. Pergunto-lhes: Fiz bem p/tal ?-Como os médicos podem receitar fármacos p/efeitos diabéticos s/ o devido cuidado c/ o cliente?Primidona e carbamazepina são p/ portadores de epilepsia, convulsões, enfim pessoas com disfunções neuro-cerebrais. Podem até ser receitados p/ alguém com glicose muito alta ( + 250 ) o que não é meu caso.Pela manhã, em jejum,mede p/volta de 150 à 180.Tomando esses medicamentos ficava entre 180 /230. e tomando 2 comp. de glimepirida 4mg p/manhã e 2 compr. de Glifage 500 ( clor.metformina). Antes tomava 1 glim.2mg + 1 metformina 500 pela manhã e a noite. Alguém poderia me explicar alguma coisa sobre esses fatos ? Desde já, agradeço a atenção dada e a quaisquer elucidação. Abraços.

  32. Regina says:

    ola gente, eu nao sou epiletica mas o medico receitou carbamazepina pra mim,tenho que tomar de 12em12 horas, eu tenho mania de falar sozinha sera po risso,e sou muito nervosa tambem e ansiosa,tomo tambem diazepam e haloperidol a noite, Alguem pode mim responder se esta certo por favor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários por email. Você também pode assinar sem comentar.