Bula de Remédio: Zyprexa (Olanzapina) Eli Lilly

zyprexa_olanzapina_esquizofrenia_psicose_bula_remedio_eli_lillyNome Comercial: Zyprexa®

Nome Generico: Olanzapina

.

Apresentações

Comprimidos revestidos de 5 e 10 mg, em blisters acondicionados em caixas com 14, 28 e 56 (embalagem hospitalar, somente 10mg).
Uso Adulto

.

Indicações

A Olanzapina é indicada para o tratamento da esquizofrenia e outras psicoses com proeminência de sintomas como delírios, alucinações, alterações de pensamento, hostilidade, desconfiança (sintomas positivos), afeto diminuído, isolamento emocional e social, pobreza de linguagem (sintomas negativos).

.

Advertências

Risco de Discinesia tardia, aumentada com a exposição so medicamento a longo prazo.
Risco de Síndrome Neuroléptica maligna, principalmente se associado à outra drogas antipsicóticas.

.

Precauções

Devem ser tomadas precauções em pacientes com sinais e sintomas de insuficiência hepática, em pacientes que estejam sendo tratados com medicamentos potencialmente hepatotóxicos; e pacientes com hipertrofia prostática, íleo paralíticoglaucoma de ângulo estreito.
A Olanzapina deve ser usada com cuidado em pacientes com histórico de convulsões ou doenças relacionadas à convulsões, com história de depressão e/ou toxicidade da medula óssea, e em pacientes com condições de hipereosinofilia ou com doença mieloproliferativa.

.

Interações medicamentosas

Podem ocorrer efeitos farmacológicos aditivos, tal como aumento de sedação, quando o álcool é ingerido junto com a Olanzapina. A administração concomitante de carvão ativado reduziu a biodisponibilidade oral da Olanzapina de 50% a 60%.

.

Reações adversas

sonolência, aumento de peso, tontura, acatisia, aumento de apetite, edema periférico, hipotensão ortostática, boca seca e constipação.

.

Posologia e administração

  • Dose inicial: 10 mg/dia.
  • Manutenção: de 5 a 20 mg/ dia.
    .

.

Este é um resumo da bula do medicamento.
Fabricante: Eli Lilly

.

LEMBRE-SE
NÃO USE MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

28 Responsesto “Bula de Remédio: Zyprexa (Olanzapina) Eli Lilly”

  1. cleide aparecida da silva santos says:

    eu tenho um irmão que precisa tomar olanzapina,mas a minha familia não tem condiçoês de comprar este medicamento,como poderiamos conseguir este medicamento?

    • CHEILA THANS says:

      oi Cleide !

      Me conte a história do teu irmão, casualmente estou na mesma situação, sua família conseguiu o remédio ?

      Obrigada , Cheila

      • Tenho um amigo que toma olanzapina algum tempo e são visíveis as reações de sono e aumento de peso. O que me preocupa é se esse medicamento pode trazer alguma alteração no fígado, ja que ele sofre com pedras nos rins e creio que seja por causa do remédio. Estou muito preocupada, pois quero ajudá-lo de alguma forma.

      • Jussara says:

        Cleide e Sheila

        Vocês terão que procurar o posto de saúde da sua localidade ou o CAPS de álcool e drogas. Marcar o psiquiatra do posto de saúde e conversar com eles a respeito às vezes é preciso insistir pois alguns profissionais são contra estes medicamentos e acreditam que os medicamentos mais antigos fazem mais efeito. O ideal é escolher um bom profissional que possa fazer um planejamento terapêutico para longo prazo pois seus familiares terão que tomar estes medicamentos por longo prazo. A rede de saúde pública fornece os medicamentos e é obrigação do Estado fazê-lo. O Psiquiatra da rede pública faz um laudo informando que o paciente não se adaptou aos medicamentos convencionais e solicita Olanzapina normalmente eles pedem toda documentação do paciente e do responsável inclusive comprovante de endereço. Formalizado o processo você aguarda a análise e o medicamento é liberado depois.
        Convém ficar atenta a toda sintomatologia que o paciente informar e conversar sempre com o médico a respeito.
        Tenho um filho que usa Olanzapina há 4 anos. Ele é acompanhado por um psiquiatra particular e vou ao psiquiatra do Posto de Saúde só para apanhar as renovações do medicamento de três em três meses Pois é impossível que o profissional adenda a quantidade de pessoas com qualidade.
        E sempre estou atenta ao que ele reclama pois pode ser uma reação adversa do medicamento e é importante informar ao médico.
        Espero ter ajudado de alguma forma

  2. efeitos colaterais says:

    Oi Cleide. Existe uma maneira de conseguir o medicamento através do Estado. Você deve solicitar ao médico de seu irmão um laudo, que informe a patologia, a prescrição e o tempo de uso (geralmente uso constante). O responsável pelo seu irmão, deve levar esse laudo (e as receitas) e algum comprovante de renda (contra-cheque, por exemplo), a uma Defensoria Pública, para dar entrada no processo.
    Veja com o médico se existe mais algum requisito, ou na própria Defensoria.

  3. Sandra Rosa Marques says:

    Não encontrei nada no assunto sobre a olanzapina em relação ao transtorno

    bipolar + depêndencia química.

    Meu filho tem os dois à 14 anos e sem-
    pre tem crise de mania + depressão + euforia e volta ao uso das drogas.

    aguardo resposta.

  4. wilma says:

    olá cleide, moro em Goiânia-Go e consegui o remédio p/ meu filho no Juarez Barbosa fica na rua 4 c/ tocantins, só precisei pegar uma papelada lá, levar ao médico dele p/ preencher juntamente com um laudo do mesmo e levei ao juarez barbosa novamente, após uns 15 dias já consegui o remédio.

    boa sorte amiga!

  5. DANIELA says:

    Tomo a olanzapina desde 2001 , a dosagem inicial era de 5mg hoje atualmente com a dosagem ajustada de 17,5 mg . Eu queria saber se um dia eu poderei parar de tomar remédio .

  6. cesar says:

    Tem uma boa noticia pra nós que temos esquizofrenia e fazemos tratamento, em 2011, estará chegando ao Brasil, um remédio novo que já esta em uso nos Estados Unidos.

    • ivani vasconcelos costa says:

      Que ótimo César, ficamos felizes. Estaremos na expectativa tb,qq novidade poste p todos .Caso eu saiba de alguma coisa farei o mesmo.

    • andrea says:

      Gostaria de saber mais informações a respeito desse novo medicamento,pois o ziprex e o melhor que existe no mercado para o tratamento da esquissofrenia.

  7. Roseli says:

    A minha sogra toma o olanzapina a um certo tempo, ela fez uma hemograma e descobriram que a plaqueta esta 21000. Gostaria de saber se a plaquetopenia esta relacionada com a olanzapina.
    muito obrigada

  8. Cesar says:

    O que acontece se a pesoa toma este medicamento sem estar com alucinação
    auditiva ?

  9. REBECCA CALMON says:

    Tenho um filho que toma este medicamento, gostaria de saber o porquê que o médico não passa os exames para saber se estar tudo bem com o meu filho, haja vista, que tal medicamento trás sérios efeitos colaterais para o paciente, meu filho trata há 3 anos e já engordou muito, só tem 20 anos, ele trata de TOC. trastorno obssessivo compulsivo. Estou pensado até mudar de médico, porque o meu filho dorme muito durante o dia e fica acordado à noite.

    • ivani vasconcelos costa says:

      O meu garoto só tem 17 anos,e tb usa olanzapina pelo mesmo diagnóstico,há um ano e meio. Estou mt satisfeita com os resultados obtidos com este medicamento. Foi recomendada uma dieta em baixas calorias, natação e caminhadas. Já emagreceu bastante e está mt feliz. também não faz exames regulares, tudo é através da observação.Eu q sempre solicito exames de bilirrubina total e fracionada, para vigiar o fígado.

  10. edna maria da silva vanceto says:

    Neu pai toma olanzapina 10mg aproximadamente uns 7 anos,toma dois comprimidos ao dia, retira na farmacia de alto custo, no mes passado fomos buscar o remedio e ficamos sabendo que so estava liberado 30 comp, ou seja um por dia, perguntamos o porque, a resposta foi que o maximo que uma pessoa pode ingerir ao dia é 10 mg, portanto meu pai estava tomando alem do necessario, segundo a atendente isto foi um aviso do laboratorio, preciso saber se isto procede por favor me ajudem

    • ivani vasconcelos costa says:

      tenho um garoto com 17 anos hoje,e usa olanzapina há um ano e meio. Tomava inicialmente 3 comprimidos por dia, foi suprimindo gradativamente de acordo com as melhoras apresentadas; hoje ´só toma 1 comp.Teve um considerável ganho de peso , foi encaminhado p/a o endócrino que recomendou dieta com baixas calorias , natação e caminhadas. hoje tudo voltou ao normal .Seja confiante!!

  11. alessandra ap.graça de matos says:

    fui diagnosticada com transtorno de personalidade histrionica e bipolar estou tomando neuleptil e oxcarbazepina, talvez, troque pela olanzapina, terei que tomar o medicamento o resto da vida, nao poderei ter filhos? eles ergordam? Sabe por um acaso de alguém que toma há anos e engordou? e quanto engordou? Existe alguma coisa que posso fazer para não engordar? por favor me respondam o mais rápido possível pois estou desesperada. Obrigada antecipadamente.

    • edson says:

      Amiga, eu tomo olanzapina há alguns anos e tive aumento de peso só no começo, depois consegui controlar o peso (cuidando melhor da alimentação) e até emagreci. Abraços.

  12. sibele says:

    mina mãe esta tomando olanzepina a dois meses com diagnostico de alzeimerfase inicial, a duas semanas vem se ueixando de tiques nas pernas, não fica com as pernas paradas, pode ser efeito do medicamento?

  13. Altemar Barros da Rocha says:

    Eu sofro de Transtorno esquizofrênico afetivo e tomo 10 mg de olanzapina 8:00 da manhã e 10 mg às 8:00 da noite e foi bom ter pesquisado sobre os efeitos colaterais pois eu além de engordar muito tenho tonturas e muita sonolência.

  14. jéssica says:

    minha mae ja toma a um tempo esse medicamento, agora ela anda com pressao alta, pode ser um efeito colateral ?

  15. luzia cristiana pereira de lima says:

    olá! eu luzia tenho um filho que toma eta medicação um comprimido por dia,só que percebi uas manchas nos pés dele umas manchas escuras, sera que é o zyplexa,que esta causando isto?pofavor mem respondam.

  16. ana says:

    oi gente,tenho um filho de 12 anos,que usa zyprexa desde os 5 anos,as vezes fico muito triste e nós que temos parentes ou temos a doença sabemos o quanto é difícil e ainda existe o preconceito nas escolas,trabalho e etc.Voçes já passaram por isso?Se sentem as vezes inúteis e sem chão?Já se viram precisando trabalhar e com a mente lá nos filhos?Hoje estou assim e espero que tudo isso melhore um dia.

  17. Andrea says:

    Olá Pessoal,

    Tenho 37 anos e transtorno bipolar, pânico e depressão hoje meu médico mudou a medicação e inseriu a olanzapina começando com 2,5mg, li a bula e notei que falava muito sobre aumento de peso, também li que a maior parte das pessoas que engordam são os adolescentes.
    Gostaria de saber se o aumento de peso acontece porque o apetite aumenta ou por algum outro motivo?
    Por favor se alguém puder me ajudar, pois só tenho consulta daqui a 20 dias e confesso que só em pensar em ganhar mais peso já fico em pânico.

    Um abraço para todos

    Andrea

  18. jose thales ferreira says:

    tomo olanzapina menos de 1 ano, tomo junto com o carbolitio, sinto o olho revirar pra cima, e também a vista enrigecida, isso pode ser efeito colateral?

Trackbacks/Pingbacks

  1. biodisponibilidade.net - Bula de Remédio: Zyprexa (Olanzapina) Eli Lilly - [...] ativado reduziu a biodisponibilidade oral da Olanzapina de 50% a 60%. … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários por email. Você também pode assinar sem comentar.